InícioCidadesCidadeEleição para o Conselho Tutelar: saiba quem são os candidatos em Araraquara

Eleição para o Conselho Tutelar: saiba quem são os candidatos em Araraquara

Fase de campanha segue até o dia 29 de setembro. Eleição ocorrerá no dia 1º de outubro

O processo eleitoral dos Conselhos Tutelares I e II do Município de Araraquara, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (COMCRIAR), com apoio da Prefeitura, segue na fase de campanha eleitoral dos candidatos. O processo visa eleger os membros que atuarão no quadriênio 2024-2027.

Nesta fase de campanha, que segue até o dia 29 de setembro, os candidatos estarão em campanha, apresentando suas propostas à população.

Em Araraquara, 23 candidatos disputam o pleito (veja relação abaixo). O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente que estejam com o direito ameaçado ou violado. Uma das principais funções é averiguar as denúncias recebidas de violações de direitos de crianças e adolescentes, dar o devido encaminhamento, aplicar a medida protetiva, requisitar serviços de rede, realizar atendimento às crianças e zelar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O processo para eleger os novos conselheiros tutelares é composto por quatro fases. A quarta fase envolve a campanha eleitoral e segue até 29 de outubro, a votação e apuração dos votos, assim como a proclamação dos eleitos, em 8 de outubro, e posse dos eleitos, em 10 de janeiro de 2024.

Em 2023, a eleição ocorrerá no dia 1º de outubro, com data unificada em todo o território nacional, em especial nos municípios que têm Conselhos Tutelares. Em Araraquara, vai ocorrer das 8 às 17 horas, na Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), que fica na Rua Padre Duarte, 2821 – Centro.

Para votar, é necessário ser maior de 16 anos, estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e apresentar, no dia da eleição, um documento de identidade com foto. Será possível votar em apenas um candidato.

COMO VOTAR

Para votar, é necessário ser maior de 16 anos, estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e apresentar, no dia da eleição, um documento de identidade com foto.

Atenção: é possível votar em apenas um candidato.

LOCAL E DATA DE VOTAÇÃO

Dia 1 de outubro, das 8h às 17 horas

Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA)

Rua Padre Duarte, 2821 – Centro

CONHEÇA OS CANDIDATOS

BIOGRAFIAS

Textos listados em ordem alfabética e produzidos pelos próprios candidatos

ADRIANA MENDES

Tenho 50 anos, graduada em Ciências Biológicas com Ênfase em Meio Ambiente, docente na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

ALAN DANTAS CARUSO

Tenho 41 anos, casado, pai de dois filhos, bacharel em Direito e atualmente exerço a função de Conselheiro Tutelar.

DENISE TREVISAN

Sou casada há 34 anos, mãe de três filhos, tenho três netos, nascida em Araraquara. 

Atuei 27 anos na área da beleza com salão e Escola de Cabeleireiros, contribuindo na formação dos melhores profissionais de Araraquara e Região. Sou formada em Farmácia e Bioquímica, atualmente faço pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e atuo como Conselheira Tutelar.

Faço parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara e do Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD).

Grupo Mulheres do Brasil – Inclusão Social e Violência contra as Mulheres. Sou Voluntária da Associação Mães Guerreiras, trabalho esse voltado a pessoas autistas, problemas cognitivos, entre outros.

ELISÂNGELA SILVA

Estou Conselheira Tutelar há 03 anos e 09 meses. Conselheira do Fundeb Araraquara há 03 anos. Faço trabalho voluntário há 22 anos com crianças e adolescentes. Formada em Magistério e Gestão Pública.

FERNANDA BORTOLETE AMARAL

Tenho 28 anos, sou Bacharel em Direito e Educadora Social.

GABRIELLE OLIVEIRA

29 anos de idade. É educadora e dedica-se ao trabalho pelos direitos humanos e melhores condições de vida da população há mais de uma década. Sua trajetória de comprometimento social começou cedo, quando atuou defendendo melhores condições estudantis como diretora regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no estado do Tocantins de 2011 a 2013. Em seguida, assumiu a posição de vice-presidente regional da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, na macrorregião de Ribeirão Preto, de 2015 a 2017.

Atualmente, Gabrielle trabalha na gestão do Centro da Juventude de Araraquara.

GISELI RIBEIRO DE MATOS

Meu nome é Giseli, casada, 44 anos, sou formada na área financeira e estou cursando Serviço Social.

Sou funcionária da prefeitura de Araraquara, trabalho no CREAS, estou na área da assistência social quase 5 anos. Trabalhei no abrigo municipal.

JOSÉ LOPES NEI

Servidor público, profissional de criação gráfica e estou como Conselheiro Tutelar em Araraquara, é membro do Coletivo Bases e autor da série de revistas quadrinhos: “Zeca e Nina e os direitos das crianças e adolescentes”. Ativista dos Direitos Humanos com foco nos direitos da criança e do adolescente, há mais de uma década.  Sou criador da revista em quadrinhos “Zeca e Nina em: os direitos da criança”, “Turma do Zeca e Nina Contra o Trabalho Infantil” e “Rima Antirracista”. Sou integrante e ativista do Movimento Hip Hop desde os meus 16 anos.

Sou autor do livro “Conselho Tutelar Autônomo e Popular”, que foi publicado pelo selo independente Causa e Efeito INC. Essa publicação tem como principal objetivo mostrar um olhar prático para as atribuições do órgão, apresentando um estudo do artigo 136 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) que fala sobre as atribuições do Conselho Tutelar. 

JULIANA FERNANDES

Formada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente trabalho como professora de educação especial na rede de Ensino Básico, com inclusão de alunos com deficiências e transtornos nas escolas regulares.

Faço parte do Coletivo Cadê Tereza e mais plural do município de Araraquara e Militante pelas causas raciais e educação antirracista.

LANA ZOW

Sou conhecida como Lana, sou psicóloga (CRP2083/06) há mais de 40 anos. Atuei em consultório particular, em clínica conveniada com o INSS.

Fui voluntária em abrigo de crianças e adolescentes; em abrigo de moradores de rua e Movimento Escoteiro.

Nos últimos anos atuei como psicóloga na Fundação Casa acompanhando, orientando adolescentes bem como os familiares.

MARCIA SESCHI

Tenho 49 anos, sou casada, tenho 2 filhos e um neto. Voluntária na OSC Espaço Criança Cristo Rei. Graduanda em Gestão de Esporte em Alto Rendimento. Atualmente exerce a função de Conselheira Tutelar.

MARCIO SERVINO

Nascido em Araraquara, 50 anos de idade, casado e pai de seis filhos.

Ocupa cargo de Conselheiro Tutelar em nossa cidade desde 2016, candidato à reeleição para seu terceiro mandato consecutivo.

Formado em Educação Física e especializado em Dependência química pela USP. Agente multiplicador em Prevenção ao uso indevido de drogas pelo DENARC. Fundador do movimento LEGAL é Prevenir em 2013, ex-presidente do COMAD.

MARLENE GOMES  

Sou Professora Aposentada, tenho 61 anos, graduada em Pedagogia.

MOACYR ELLERO

Tenho 57 anos. Formado em Economia e Pedagogia, com pós-graduação em Comércio Exterior e Psicopedagogia, Professor de Matemática da rede estadual de ensino e funcionário do Bradesco, ambos por muitos anos. Estou Conselheiro Tutelar há 7 anos e nove meses de Araraquara.

PATRÍCIA ANDRADE

Casada, 47 anos, Técnica de Enfermagem.

Defender o direito da criança e do adolescente é prioridade absoluta.

PRISCILA FERNANDA FERREIRA

Tenho 41 anos. Sou Formada em Pedagogia, com Pós graduação em Educação Especial e Especialização em Educação infantil na USP São Carlos.

Trabalhei na Educação infantil e fundamental por 15 anos, como Pedagoga por 8 anos na APAE de Araraquara, como Coordenadora Pedagógica na Creche Azul do Hortências, fui Educadora Universitária no Programa Escola da família e Orientadora Educacional.

Estou Conselheira Tutelar de Araraquara.

SILVIA QUALHARELI

Tenho 56 anos, sou Graduada em Serviço Social e pós em Psicologia Educacional Escolar. E sou secretária da OSC “Amor por Araraquara (Ampara)”.

TAISA LIMA

Tenho 30 anos, sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Araraquara – UNIARA. A mais de 15 anos envolvida em trabalhos sociais com crianças e adolescentes, na cidade de Araraquara e Ribeirão Preto.

TOM TIEZZI

Tenho 32 anos. Sou Formado em Gestão Pública – Univesp e Funcionário Público – Gestor de Unidade.

VALÉRIA FINA

Tenho 55 anos. Ensino superior incompleto. Sou Educadora Infantil e trabalhei 20 anos com crianças e adolescentes no Ex-Promaip. Atualmente exerce a função de Conselheira Tutelar.

VANESSA NASCIMENTO

Eu sou a Vanessa Nascimento. Uma pessoa que acredita em Deus e nessa missão a qual eu me propus a exercer.

Defensora pela causa da criança e adolescente, desde muito nova, faço parte de projetos educacionais, projetos sociais e grupos de apoio, sempre zelando pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

VICTORIA FIGUEIREDO

Meu nome é Victória Figueiredo, tenho 23 anos, e sou estudante de Direito pela Universidade Paulista (UNIP).

Cresci em bairros periféricos da cidade, e já passei na pele quando criança, a fome, e o trabalho juvenil ao ajudar minha mãe a catar reciclado pelas ruas, e vender balas no centro da cidade.

Trabalhei como professora pelo programa Proz, conhecido como o ensino NovoTec, onde adolescentes tinham um ensino técnico junto às aulas.

WALTER FRAGA

Tenho 63 anos, casado, pai de duas filhas, advogado. Atualmente exerço a função de Conselheiro Tutelar.

Conselho Tutelar: eleições para novos conselheiros ocorrem neste domingo em todo o país
Sair da versão mobile