InícioEsporteBasqueteSeleção Feminina de Basquete realiza preparação em Araraquara

Seleção Feminina de Basquete realiza preparação em Araraquara

Assim como fez na bem sucedida campanha na AmericupW, que se iniciou com uma preparação em Araraquara e terminou com o título da competição continental, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete voltou a realizar um período de treinos na cidade, dessa vez com foco nos Jogos Pan-Americanos do Chile 2023, que serão realizados entre 25 de outubro a 4 de novembro, em Santiago.

A Seleção treina em Araraquara desde o dia 13 de outubro e utiliza as instalações do Sesi Araraquara, em uma parceria também com a Prefeitura, que já havia acolhido o Brasil em julho, quando o time foi campeão da AmeriCupW e se classificou direto para o Pré-Olímpico mundial, que será realizado em Belém, no Pará, entre 8 a 11 de fevereiro de 2024. Após uma semana de preparação, a delegação brasileira segue viagem para o Chile nesta sexta-feira (20).

Atual campeão brasileiro e bicampeão paulista, o Sesi Araraquara está muito bem representado na Seleção Brasileira. A maior novidade é que, neste torneio, a equipe será comandada por João Camargo, treinador do Sesi Araraquara e integrante da comissão técnica permanente do Brasil. Seu auxiliar será Virgil Lopez, outro que está na comissão técnica de José Neto, técnico da Seleção.

Além do treinador, o Sesi Araraquara também teve quatro jogadoras convocadas para a disputa: a armadora Débora Costa, as alas Gabriela Sossô e Emanuely de Oliveira e a pivô Aline Moura. Débora, Sossô e Aline já haviam participado da conquista do título da Americup, em julho no México. Emanuely foi apresentada como reforço do time araraquarense no mês passado.

Vale citar ainda que a ala/pivô Vitória Marcelino, outro destaque do Sesi Araraquara, também é nome certo no Pan, porém não na Seleção de basquete convencional. Ela integra a equipe de basquete 3×3, que treina no Rio de Janeiro.

Além desses nomes, o projeto de basquete feminino da Seleção Brasileira tem à sua frente a araraquarense Roseli Gustavo, ex-jogadora da Seleção, que atualmente é diretora de basquete feminino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e presidente da Fundesport.

Brasil no Pan

O Brasil é o atual campeão do Pan, vencido em 2019, em Lima, e vai em busca do bicampeonato. Vale lembrar que o torneio não faz parte do calendário FIBA, e por isso os clubes não tiveram a obrigação de liberar atletas para o Pan.

Participam dos Jogos Pan-Americanos: Brasil, Cuba, México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. Pela fórmula de disputa, são dois grupos com quatro equipes em cada. As seleções jogam dentro das chaves e as duas melhores avançam às semifinais. Terceiro e quarto jogam partidas de reclassificação. O Brasil está no Grupo B com Colômbia, Venezuela e México.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.