A Câmara de Araraquara aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (31), o projeto de lei, de autoria dos vereadores Rafael de Angeli e João Clemente, ambos do PSDB, o projeto de lei que cria o feriado municipal de 11 de julho. A data é alusiva ao Dia de São Bento, padroeiro do município.
Nas últimas semanas, o projeto colocou em campos opostos setores da igreja católica e representantes dos setores econômicos, especialmente o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), contrários a instituição de um novo feriado no calendário, considerando que o mês de julho já possui o dia 9, o que comprometeria as vendas do comércio e afetaria a oferta de serviços públicos.
Apesar das polêmicas, 14 parlamentares aprovaram a criação da data. Votaram favoráveis ao feriado os vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluísio Boi (MDB), Carlão do Joia (Podemos), Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (PP), Fabi Virgílio (PT), Filipa Bruneli (PT), Marchese da Rádio (Patriota), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PC do B), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB), Luna Meyer (PDT) e Rafael de Angeli (PSDB). Votaram contrários ao projeto os vereadores Marcos Garrido (Patriota), Lucas Grecco (União) e Lineu Carlos de Assis (Podemos).
A basílica
No último dia 15 de junho, a igreja matriz de São Bento recebeu o título de Basílica foi estabelecida como basílica em uma solenidade presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias. O templo é considerado a paróquia mais antiga da diocese de São Carlos, com 205 anos de fundação. “A instituição deste feriado proporcionará a oportunidade para os fiéis celebrarem e participarem em eventos religiosos em honra a São Bento, fortalecendo assim os laços comunitários e espirituais”, declarou o vereador De Angeli, um dos autores do projeto.
A Basílica tem capacidade para 2 mil pessoas sentadas e um coro para 700 pessoas. Para atender os paroquianos, são celebradas, de segunda a domingo, 17 missas, reunindo cerca de 3500 fiéis. São realizados cerca de 450 batizados e mais de 50 casamentos anualmente. Em sua jurisdição paroquial estão a capela Santa Cruz, o Cemitério São Bento, a capela Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio Progresso), capela Sagrado Coração de Jesus (Hospital Santa Casa), capela Santo Antônio (Hospital São Francisco), capela do Externato Santa Terezinha e a capela da principal maternidade da região, a Gota de Leite, que registra cerca de 200 nascimentos por mês.
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.