InícioDestaque EsportesPrestes a iniciar temporada, Guerreiras Grenás focam no preparo físico

Prestes a iniciar temporada, Guerreiras Grenás focam no preparo físico

Ferroviária estreia no dia 11 de fevereiro, domingo, diante do Flamengo, pelas quartas de final da Supercopa Feminina

A pré-temporada é o período base para o futebol. As prioridades são as altas intensidades e a capacidade de produção de força, para que através da base construída as jogadoras sejam qualificadas e a preparação física mantenha as jogadoras em boas condições de performance durante as competições, desde a prevenção a melhora do rendimento.

Para as Guerreiras Grenás, a temporada de 2024 vem sendo projetada desde o ano passado, como conta a preparadora física e Coordenadora de Saúde e Performance da Ferroviária Karla Loureiro. “Em 2023, fizemos um longo estudo em relação ao que precisávamos de caracterização, perfil e das demandas físicas do jogo ao que cada atleta na sua posição precisa executar. Para essa temporada, tem o desafio de uma reformulação de grupo, em conseguirmos ter no mínimo essa caracterização que precisávamos”, disse.

Entre os 11 reforços anunciados, a goleira Raissa é uma das atletas que chegaram em Araraquara. A preparadora de goleiras Vanessa Cataneo destaca como tem sido esse período em busca de conhecer as características da nova arqueira grená. “Temos conhecido as características dela para ver como se encaixa no modelo de jogo, tem sido muito positivo. Claro que temos as nossas convicções do que fazer, mas sempre pautadas no modelo de jogo, numa busca a cada dia na melhora no desenvolvimento delas tanto com os pés, quanto com as mãos”, comenta Vanessa.

Em busca de melhores condições, Karla ressalta a estrutura oferecida as jogadoras, principalmente, nesse início de trabalho. “Elas têm condições de treinarem em excelentes ambientes e tem também tecnologias à disposição, onde conseguimos fazer avaliações diárias, desde as capacidades físicas relacionadas a produção de força, saltos, velocidade e as demandas de treino. Oferecemos um ambiente que elas conseguem ter as cargas individualizadas e de acordo com o que cada uma precisa. A Ferroviária fez um investimento muito grande em tecnologias nesse ano, e continuamos como algumas parcerias, como a do Marcius, onde temos acesso a excelentes aparelhagens, trabalhando também de forma pneumáticas, unilaterais para conseguimos ter uma abordagem individualizada a cada atleta”, afirma a preparadora física da equipe.

No que diz respeito a preparação de goleiras, Vanessa aborda a dinâmicas desenvolvidas. “Temos marcado os treinos antes do horário que o grupo desce para o campo para fazer os preparatórios. A pré-temporada é a base de tudo, você precisa fazer, ter essas cinco semanas e desenvolver o máximo possível para que depois você consiga fazer uma manutenção com elas durante o ano”, destaca Vanessa.

O sábado, dia 3 de fevereiro, marcou a quarta semana finalizada de preparação desde que o elenco se apresentou no dia 8 de janeiro, e a preparadora Karla fala sobre o trabalho feito nesse período. “Essas quatro semanas de treinamentos estão sendo muito intensas, com a progressão de carga programada para que a gente consiga de fato condiciona-las, para que elas tenham condições de executar aquilo que a gente espera dentro do que a demanda da partida exige de cada uma”, finaliza Karla.

Atrelada a preparação física está a fisiologia que também é fundamental. O fisiologista Junior Martins explica mais sobre o tema. “Priorizo muito o bem-estar das jogadoras, a noite de sono, a hidratação delas são parâmetros que consideramos ideais para que elas possam desempenhar o melhor papel dentro do campo”, disse.

Antes de começarem os treinos no campo, o elenco da Ferroviária realizou testes importantes para a projeção da pré-temporada. “Começamos fazendo as avaliações físicas, passamos um dia todo em Ribeirão Preto, fazendo teste de isocinético, para poder encontrar possíveis desequilíbrios musculares para que a gente possa, através desse exame, encontrar índice de força, para descobrir se a atleta precisa ganhar mais força, e os possíveis desequilíbrios, para igualar essas diferenças intermembros e intramembros, para que no decorrer da temporada possamos diminuir a incidência de lesões. Também trabalhamos com outros testes para controle de carga, teste aeróbio, teste de velocidade para individualizar o máximo possível cada valência física para cada atleta”, pontua Junior.

A Ferroviária estreia no dia 11 de fevereiro, domingo, diante do Flamengo, nas quartas de final da Supercopa Feminina. O jogo será no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, com transmissão dos canais Globo.

Texto e foto: Cárila Covas/Ferroviária SAF

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Sair da versão mobile