InícioCidadesCidadeTerminal Central de Integração terá catracas abertas a partir de 16 de...

Terminal Central de Integração terá catracas abertas a partir de 16 de junho em Araraquara

Medida está prevista no Plano de Mobilidade Urbana. Integração entre linhas será feita exclusivamente pelo cartão NovoCard

O Terminal Central de Integração (TCI) de Araraquara passará a operar sem “catracas” a partir do próximo dia 16 de junho. Com isso, o local continuará operando como um ponto para embarque e desembarque e apoio aos passageiros, mas num formato diferente do que é praticado há vários anos.

Atualmente, o acesso ao local se dá com o pagamento da passagem nas cabines instaladas nos acessos pela avenida Portugal e pela Avenida Brasil ou pelo desembarque de uma linha do transporte coletivo. Nesse segundo caso, o passageiro acessa outra linha sem pagar uma nova passagem desde faça a integração sem deixar o TCI.

Agora, as integrações serão feitas exclusivamente pelo cartão NovoCard, fornecido pela empresa que opera o transporte na cidade, em qualquer ponto da cidade, dentro do período determinado para essa finalidade.

A solicitação do cartão pode ser feita no TCI ou no Terminal Rodoviário de forma gratuita. Outras informações podem ser acessadas pelo site novocardararaquara.com.br .

Plano de Mobilidade

A proposta já estava apontada no Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, concluído em 2022 (leia mais aqui). A proposta atual foi elaborada por equipes de pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “O que pautou este Plano de Mobilidade Urbana pra Araraquara foi justamente pensar mais nas pessoas. É a inversão da pirâmide: pensar primeiro no pedestre, depois no ciclista, depois no transporte coletivo, para depois chegar no individual”, afirmou Luciana Márcia Gonçalves, a professora da universidade.

Segundo a professora, é incompatível que todas as linhas do transporte coletivo acessem a região central da cidade. “O que parece um ganho, na verdade é um desserviço, porque a gente está criando um trânsito que não é verdadeiro”, declarou.

Para a professora, o Terminal é facilmente substituível pelo cartão, que já permite a integração entre linhas de regiões diferentes em qualquer ponto de ônibus dentro de um período estipulado. Além disso, está prevista a criação pontos de apoio aos usuários do transporte em diversos bairros de Araraquara, especialmente no Terminal Rodoviário e na Vila Xavier, o que pode dar uma nova dinâmica à cidade.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Sair da versão mobile