InícioDestaque EsportesArgentina e Colômbia disputam o título da Copa América

Argentina e Colômbia disputam o título da Copa América

Final acontece neste domingo, no Hard Rock Stadium, em Miami, Estados Unidos

Argentina e Colômbia disputam nesta domingo (14) a grande final da Copa América 2024. O duelo está marcado para às 21h no Hard Rock Stadium, em Miami, Estados Unidos. Atual campeã, a equipe do craque Lionel Messi vai em busca do título consecutivo para se isolar como maior campeã da competição, com 16 títulos. Já os colombianos buscam a segunda taça da história. A artista colombiana Shakira vai celebrar a grandeza do futebol sul-americano com seus sucessos, ritmos e visuais inovadores em um show inédito durante o intervalo.

Os argentinos chegam à Flórida com a melhor defesa do torneio, com apenas um gol nas quartas de final, contra o Equador. Naquela mesma decisão por pênaltis, contou com mais uma grande atuação daquele que é um dos grandes responsáveis por estes números: Emiliano Martínez. O goleiro, inclusive, já sabe o que é ser decisivo em uma decisão sul-americana, com uma partida memorável na final de 2021, contra o Brasil, no Maracanã – ao lado de vários companheiros que estarão em campo a seu lado, como Lionel Messi, Cristian Romero, Rodrigo De Paul e outros que fazem parte de uma geração vitoriosa. E também o atacante Ángel Di María, que espera comemorar seu último jogo pela Argentina com mais um título vencido.

No outro lado, uma brilhante equipe da Colômbia quer fazer história como os campeões nos Estados Unidos, repetindo o feito que conseguiram em casa em 2001. As atuações vêm como fruto do ótimo trabalho do treinador Néstor Lorenzo, que ajudou a estabelecer o recorde da maior sequência invicta da seleção na história (28 partidas). Cinco desses jogos (4 vitórias e um empate) aconteceram só nesta Copa América, mas os colombianos certamente estão prontos para estender essa série para seis. O título também seria um prêmio para James Rodríguez, que já é o recordista em assistências em uma única edição, que também pode estar tendo uma de suas últimas apresentações no torneio de seleções mais antigo do mundo.

As seleções finalistas da Copa América 2024 se enfrentaram 15 vezes na história do torneio de seleções, com sete vitórias albicelestes, três vitórias cafeteras e cinco empates. São 39 gols marcados pelos argentinos contra 17 pelos colombianos. A Colômbia vive a maior série invicta de sua história com 28 jogos sem derrotas (22 vitórias e 6 empates), superando o recorde anterior de 27 partidas entre 1992 e 1994 (13 vitórias, 14 empates). No entanto, sua última derrota foi justamente para a Argentina (1 a 0 nas Eliminatórias Sul-Americanas, em 2022). Por outro lado, foram os colombianos que encerraram a segunda maior sequência invicta da história da Albiceleste, em 1993 (18 vitórias e 13 empates em 31 partidas).

A Argentina do técnico Lionel Scaloni deve ir a campo com Emiliano Martínez; Gonzalo Montiel, Cristian Romero, Lisandro Martínez, Nicolás Tagliafico; Rodrigo De Paul, Alexis Mac Allister, Enzo Fernández; Ángel Di María, Lionel Messi, Julián Álvarez.

Já a Colômbia, do técnico Néstor Lorenzo, deve ser escalada com Camilo Vargas; Santiago Arias, Carlos Cuesta, Davinson Sánchez, Johan Mojica; Jefferson Lerma, Richard Rios, Jhon Arias; James Rodríguez, Luis Díaz, Jhon Córdoba.

O árbitro brasileiro Raphael Claus apitará a partida. O jogo terá transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV e Globoplay.

Foto: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Sair da versão mobile