InícioCultura+CulturaEspetáculo ‘Transgressoras’ volta com exibição online neste domingo

Espetáculo ‘Transgressoras’ volta com exibição online neste domingo

Montagem do Grupo Embalanço em parceria com o Studio Zambabem poderá ser visto no YouTube

Se você perdeu as apresentações do espetáculo “Transgressoras – sobre muros invisíveis”, do Grupo Embalanço em parceria com o Studio Zambabem, na Casa Colonial, em Araraquara, no mês de julho, você tem mais uma oportunidade de assistir à montagem. “Transgressoras” volta no formato online, com exibição no canal O_Grupo_Embalanço do YouTube, neste domingo (08), às 20 horas. A apresentação terá libras e áudio descrição, mas poderá ser vista somente no dia e hora marcados, pois não ficará disponível para novas visualizações no canal.

“Transgressoras – sobre muros invisíveis” é um espetáculo de dança de salão contemporâneo em que as intérpretes criadoras Sabrina Kelly, Magda Silva e Luzinete Silva dançam pelos cômodos de uma casa de estilo colonial em um diálogo feito por meio de movimentos a dois.

Seus corpos dialogam a respeito de opressões, solidão, objetificação, machismo e racismo para propor uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e o papel da mulher na dança de salão, que ainda espelha o modelo patriarcal em que os homens decidem os rumos das vidas das mulheres e as conduzem para onde querem.

Edital ProAC

“Transgressoras” foi contemplada pelo Edital ProAc 03/2023, do Governo do Estado de São Paulo, na modalidade “Dança / Produção de Espetáculo Inédito”, e, como contrapartida ao fomento à produção e apresentação do espetáculo, ofereceu aulas gratuitas online de dança de salão.

Nos perfis do Instagram @embalancoararaquara e @zambabem_studiodedanca estão disponíveis uma aula de forró, com a professora Luzinete Silva; outra aula do ritmo zouk, com a professora Magda Silva; e também a aula de samba rock, com a professora Sabrina Kelly.

Mais contrapartidas

Antes da estreia de “Transgressoras”, o grupo já havia ministrado o curso “Dança de salão – jogos e conexões para conduções compartilhadas”, no Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara, no primeiro semestre do ano, também como contrapartida do edital.

A proposta da atividade foi ensinar dança de salão, promover uma atividade artística entre mulheres que não acessam arte e colocar em reflexão a forma como cada uma pretende conduzir sua vida fora da prisão.

Araraquara, Bauru e Ribeirão Preto

Além de Araraquara, cidade sede do Grupo Embalanço, os municípios de Bauru e Ribeirão Preto também fazem parte da trajetória do grupo, dessa maneira através da exibição online o convite também se estende ao público de tais cidades para acompanhar o espetáculo. O ambiente online ajuda a ampliar essa articulação entre escolas, grupos e artistas individuais, em torno da dança de salão no Interior Paulista.

Promover a apresentação no formato online é uma possibilidade de troca cultural com lugares que fizeram parte da história do grupo e o bate-papo, logo após a exibição do espetáculo, contará com a presença dos profissionais da dança de salão Angela Aleixo de Andrade e Tobias Ferreira Gomes, das cidades de Ribeirão Preto e Bauru.

Sobre o Grupo Embalanço

O Grupo Embalanço é um coletivo de estudo e pesquisa em dança de salão em diálogo com a dança contemporânea que atua com produção, criação, aulas e residências artísticas há 17 anos. Na Sede Embalanço, em Araraquara, o grupo oferece aulas regulares de dança de salão e desenvolve suas produções artísticas.

Dentre os trabalhos do grupo destacam-se o vídeo dança “Transgressoras Experimento Número 02”, premiado pelo Edital Aldir Blanc; “Duas é Par”, premiado no 20º Festival Internacional de Dança de Araraquara, em 2020; “Seu Lua”, premiado no 14º Festival Internacional de Dança de Araraquara, em 2014; e “Miscelânea”, Prêmio Circuito Cultural Paulista 2011.

Ficha Técnica

Espetáculo “Transgressoras – sobre muros invisíveis”

Direção: Luzinete Silva
Direção Artística: Alexandre Julianetti
Intérpretes Criadoras: Luzinete Silva, Sabrina Kelly e Magda Silva
Assistente de direção e de coreografia: Magda Silva e Sabrina Kelly
Provocação cênica: Gilsamara Moura
Cenografia e Concepção de luz: Raquel Bonazzi
Colaboradora Luz e Cenografia: Carolina Bighetti Pinho
Figurinos e adereços: Adriano Reali
Sonoplastia e Desenho de som: Wisley Luiz
Coordenação de Produção: Luzinete Silva
Produção executiva: Neila Dória
Produção: Alexandre Julianetti
Assistente de Produção e Mediação/Articulação de Público: Aline Lopes
Identidade Visual: Marina Amaral
Coordenação de Comunicação: Priscila Viana
Assessoria de Imprensa: Fernanda Miranda
Fotografia: Leila Penteado
Registro audiovisual: Guilherme Bonini
Acessibilidade (Libras e Audiodescrição): ADarte Acessibilidade
Produção local/Articulação de Público: Angela Aleixo de Andrade e Tobias Ferreira Gomes Terceiro
Trabalho criado em processo colaborativo pela equipe: Grupo Embalanço e Studio Zambabem
Realização: Grupo Embalanço

Agradecimentos
Casa Colonial, Prefeitura Municipal de Araraquara, Teresa Tellaroli, Carolina Bighetti Pinho, Larissa Ingrid de Medeiros, Sérgio Russi, Alessandra Laurindo, Adayl Iost, Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara-CRF.

Fotos: Leila Penteado / Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Sair da versão mobile