O prefeito Edinho esteve vistoriando a obra de construção da sede própria do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) Dr. Nelson Fernandes Junior, na Vila Joinville, na manhã desta quinta-feira (12), que integram o pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde.
Na construção da sede, que vai atender às necessidades do serviço e de seus usuários, estão sendo investidos quase R$ 2.6 milhões.
“Essa é uma obra muito importante, porque aqui será a sede do nosso programa de atenção psicossocial ou seja, é um espaço onde vamos cuidar da saúde mental da nossa população. Sou sempre grato à ministra Nísia [Trindade, ministra da Saúde] e ao presidente Lula, porque hoje temos 24 obras acontecendo, com 30 milhões de reais investidos na saúde de Araraquara. Já entregamos a UPA da Vila Xavier e estamos reformando ainda a Upa Central e UPA Valle Verde”, declarou Edinho, em live transmitida em duas redes sociais.
Acompanhado das secretárias municipais Juliana Lujan, da Saúde; Sálua Kairuz, do Desenvolvimento Urbano; Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, e Nathália Maurício Rigolin, coordenadora executiva de Participação Popular, o prefeito também enumerou na live as obras que estão em andamento na saúde, como forma de prestar contas dos recursos investidos.
São elas, a nova sede do NGA3 e construção do Ambulatório Trans, que entrou na fase de licitação do sistema de exaustão e refrigeração; as reformas da USF do Jardim Brasília, UPAs Central e Valle Verde, CMS Cecap, USF Jardim Paraíso, USF Adalberto Roxo, CMS Iguatemi, USF Marivan, USF Vale do Sol, USF Bela Vista, CMSC Selmi Dei IV, CMS Paulistano, USF Santa Lúcia II, CMS Santa Angelina, USF Biagioni, USF Jardim Indaiá, Assentamento Monte Alegre, CMS Jardim América e UBS Hortências, além da construção da USF Santana, CAPS AD e o CAPSII.
“Realmente temos muitas obras acontecendo em Araraquara. Vencemos a pandemia, vencemos as enchentes no final de 2022, depois organizamos nossos projetos, levamos para o governo federal e conseguimos recursos. Na saúde, além das obras, também conseguimos recursos para o mutirão de cirurgias eletivas, exames e consultas de especialistas. E vamos continuar trabalhando para atender os interesses do nosso povo”, concluiu Edinho.
Sobre o CAPS II
O serviço foi inaugurado em agosto de 2000 numa ala do antigo Asilo São Francisco que foi reformada e adaptada; na época, ficava no mesmo pátio do Centro Regional de Reabilitação de Araraquara. Passou ainda por uma casa adaptada para o serviço em 2003 até mudar, em 2010, para uma residência no Jardim das Roseiras, endereço atual.
Possui 265 pacientes ativos e aproximadamente 500 atendimentos/mês, para os transtornos mentais graves, tais como esquizofrenia, transtorno bipolar do humor, transtorno psicóticos agudo e transitório, transtornos delirantes persistentes, ideação suicida, etc.
Oferece, por meio de uma equipe multiprofissional, com enfermagem, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, médicos psiquiatras e clínicos, o serviço intensivo (paciente passa o dia na unidade), medicação assistida, oficinas e grupos de apoio. O acesso pode ser feito de forma espontânea ou por encaminhamento de outras unidades de saúde.
Fotos: Tetê Viviani / Prefeitura de Araraquara
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.