O prefeito Edinho participou, nesta manhã de segunda-feira (2), da cerimônia de entrega das obras de reforma e ampliação da USF (Unidade de Saúde da Família) Prof. Dr. Antônio Carlos Pizzolitto, no Jardim Adalberto Roxo, que atende mais de 8.6 mil pessoas residentes em três bairros do seu entorno.
Na unidade, foram investidos R$ 719 mil na reforma geral e ampliação do prédio, com construção de novos ambientes e troca do piso do saguão do prédio existente e de toda a ampliação, além de execução de fundações, fechamento, cobertura, instalações elétricas, colocação de portas e janelas, iluminação e pintura geral.
“Quero agradecer muito a compreensão e a paciência das equipes de saúde dessa unidade, porque fazer reforma em uma unidade em funcionamento é muito difícil, mas, certamente, o saldo desse esforço todo também é grande e a comunidade vai reconhecer que o sacrifício valeu a pena”, declarou o prefeito Edinho em sua fala de saudação aos presentes na cerimônia.
O prefeito também destacou a justa homenagem que é prestada ao Prof. Dr. Antônio Carlos Pizzolitto, patrono da unidade de saúde e profissional de grande atuação na região e em todo o Estado de São Paulo. Ele foi professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, ex-diretor da seccional do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) em Araraquara e membro do Conselho Municipal de Saúde. Durante anos realizou diversos trabalhos voluntários, atuando na orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis em praças da cidade, escolas e diversos outros espaços públicos, participando de mutirões ou de forma individual, onde era notória sua dedicação em orientar o público, principalmente os mais jovens. O Prof. Dr. Pizzolitto faleceu em 16 de outubro de 2013, aos 71 anos.
“Quando fui eleito prefeito em 2001, lançamos o programa Prefeitura nos Bairros e, junto, o Ruas de Lazer. São projetos que ainda existem, mas que não teriam nascido com tanta força, se não fosse o professor Pizzolitto. Não tinha um domingo que o projeto não estava nas ruas e não tinha um domingo que não estavam lá o professor Pizzolitto e sua filha Nádia, fazendo todo o trabalho de orientação e de testagem para DSTs e Aids. Naquele momento, não tínhamos a estrutura e a tecnologia que utilizamos hoje para a testagem; era a junção de esforços e de dedicação que garantiam o serviço à população, principalmente a mais carente. E o professor Pizzolitto estava lá, juntamente com a Nádia, a quem agradeço a presença hoje aqui conosco. Quem conhece a história da Faculdade de Farmácia da Unesp, sabe que o professor Pizzolitto e a professora Clara Peckman foram vanguarda no Brasil no estudo da Aids. E o professor deixou um legado incomparável, na minha avaliação, ao fazer a junção do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços. Por isso, essa unidade não poderia ter melhor patrono”, defendeu o prefeito.
Edinho também salientou que o investimento nas obras das USF do Adalberto Roxo praticamente dobrou a unidade. Lembrou ainda que a reforma e ampliação da unidade fazem parte de um pacote de um pacote de 24 obras na área da saúde que foram custeadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde, somando aproximadamente R$ 33 milhões.
Das 24 obras, já foram entregues também à população, reformadas e ampliadas, as UPAs da Vila Xavier e Valle Verde e as unidades do Cecap, Jardim Brasília, Jardim Marivan, Santana, Iguatemi, Paulistano, Selmi Dei IV e Santa Angelina.
Também participaram da frente de autoridades da cerimônia, junto com Edinho e a filha do homenageado, Nádia Pizzolitto, as secretárias municipais, Juliana Lujan, de Saúde; Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, e Sálua Kairuz, de Desenvolvimento Urbano, as enfermeiras da unidade Elisane Sandor e Fabiana Araújo e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim.
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.