Na tarde desta quinta-feira (23), uma funcionária de uma escola no Jardim das Paineiras, em Araraquara, evitou cair em um golpe que envolvia supostas transferências bancárias indevidas.
De acordo com o relato, a mulher estava em seu local de trabalho quando recebeu uma ligação de um homem que se identificou como funcionário de um banco, informando que duas transferências via PIX, totalizando mais de R$ 11 mil, haviam sido realizadas na conta da instituição de ensino.
O homem, alegando ser do setor de segurança do banco, disse que já havia registrado um boletim de ocorrência e solicitou o número de WhatsApp da funcionária para enviar o documento e dar início ao processo de cancelamento das transações.
Desconfiada da urgência e dos procedimentos incomuns exigidos, a funcionária decidiu não prosseguir com as instruções e buscou esclarecimentos diretamente na agência bancária. Ao chegar ao local, foi informada que tudo não passava de uma tentativa de golpe.
A ocorrência foi registrada para investigação. As autoridades reforçam o alerta sobre a crescente sofisticação das fraudes bancárias e orientam a população a sempre buscar verificar a veracidade das informações diretamente com os bancos e evitar seguir instruções de terceiros em situações semelhantes.