InícioCidadesCidadeCâmara de Araraquara rejeita suspensão do mandato do vereador Balda (NOVO)

Câmara de Araraquara rejeita suspensão do mandato do vereador Balda (NOVO)

Presidente Rafael de Angeli usou voto de minerva após empate de 8 a 8 e uma abstenção

Por Chico Lourenço e Joice Devite

A Câmara Municipal de Araraquara rejeitou, na tarde desta terça-feira, dia 12, a recomendação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para suspender o mandato do vereador Balda (NOVO) por 30 dias.

O caso foi levado ao plenário após o Conselho aprovar, por 3 votos a 2, um relatório que indicava afastamento do parlamentar sem salário e sem convocação de suplente. A medida foi motivada por uma fala de Balda durante transmissão ao vivo no Facebook, quando se referiu à gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT) como “administração negra”, declaração que gerou acusações de racismo.

Na votação em turno único, houve empate de 8 a 8 e uma abstenção. Coube ao presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), usar o voto de minerva para rejeitar a suspensão. Com isso, o processo disciplinar foi arquivado e o vereador segue no cargo normalmente.

Como votaram

Voram a favor da suspensão: Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT).

Votaram contra: Balda, Coronel Prado (Novo), Cristiano da Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Emanoel Sponton (Progressistas), Enfermeiro Delmiran (PL), Geani Trevisóli (PL) e Michel Kary (PL). Com o empate, o presidente, Rafael de Angeli (Republicanos), decidiu pela não suspensão do parlamentar.

Sair da versão mobile