Seis vereadores da Câmara Municipal de Araraquara-SP protocolaram nesta sexta-feira, dia 3, uma Representação para análise de eventual instauração de procedimento pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra a vereadora Maria Paula (PT). O documento, assinado pelo vereador Coronel Prado (NOVO) e outros cinco parlamentares, solicita que o Conselho de Ética apure a conduta da vereadora durante a sessão ordinária de 30 de setembro de 2025.
Representação
A representação é motivada por uma declaração da vereadora Maria Paula após o vereador Dr. Lelo (PL) utilizar a Tribuna para solicitar “menos radicalismo político”, citando o assassinato do ativista político americano Charlie Kirk. Ele faleceu em 10 de setembro de 2025, após ser atingido por um disparo de arma de fogo durante um debate dentro de uma universidade nos EUA.
Ao fazer uso da palavra na sequência, a vereadora Maria Paula fez a seguinte declaração em tom de ironia e entre risos: “Eu não estou conseguindo me concentrar com essa história de Charlie Kirk; quem matou, matou, sei lá gente; o cara já morreu; a Odete ainda não morreu”. Veja vídeo abaixo.
Os vereadores Coronel Prado (NOVO), Balda (NOVO), Cristiano da Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL) e Geani Trevisóli (PL) assinam a representação. Rafael de Angeli (Republicanos) disse ao jornalismo da Morada que, por ser presidente do Legislativo, preferiu não assinar o documento para ficar imparcial diante do caso. O Portal Morada não conseguiu contato com a vereadora Maria Paula.