Uma professora de 58 anos foi afastada da Escola Estadual Antônio Joaquim de Carvalho, no Centro de Araraquara, após minimizar um caso de racismo em sala de aula, classificando a situação como “algo corriqueiro”.
O episódio ocorreu na última segunda-feira (6), quando um aluno ofendeu um colega dizendo: “Senta aí, seu preto”. Segundo o boletim de ocorrência, ao tentar relatar o fato à direção, a vítima foi interrompida pela professora, que teria desconsiderado o relato.
A vice-diretora da unidade informou à polícia que outros dois alunos também relataram frases racistas atribuídas à mesma docente, como “preto tem que casar com preto”. Diante dos relatos, um boletim de ocorrência por racismo foi registrado, e o caso está sob investigação da Polícia Civil.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que abriu uma apuração preliminar para investigar a conduta da professora, que pode resultar em sanções administrativas, inclusive exoneração.
O órgão também reiterou repúdio a qualquer forma de discriminação e reafirmou o compromisso com políticas públicas antirracistas.