Dois funcionários do quadro administrativa da FunGota, fundação que administra a Maternidade Gota de Leite, em Araraquara, teriam se hospedado no hospital durante pelo menos quatro dias, sem que os demais servidores soubessem quem teria autorizado a permanência no local.
Um grupo de funcionários se articulou para protocolar uma denúncia formal sobre o caso. Percebendo a movimentação, que incluiria o registro do fato por meio de filmagens e fotos, os dois funcionários juntaram seus pertences em malas e deixaram o local às pressas (veja fotos) na noite de terça-feira (6).
Segundo informações levantadas pela reportagem, o diretor financeiro e outro colaborador permaneceram quatro dias na unidade. A movimentação foi registrada pelo sistema de monitoramento, que pode comprovar a denúncia.
Por meio de nota, a secretaria municipal de Comunicação informou que o Prefeito Edinho Silva (PT) tomou conhecimento e pediu apuração do fato. Também por meio de nota, a diretoria do hospital confirmou que o Diretor Financeiro da Gota, Luiz Antônio Melhado, e o consultor Walter Matubara ecidiram pernoitar no espaço que, futuramente, será utilizado ao programa Casa da Gestante "já que, durante a madrugada fariam acompanhamento de alguns procedimentos e reiniciariam
os trabalhos no dia seguinte, logo pela manhã". A situação, segundo o texto, é legal e bastante comum em ambientes hospitalares.
A nota é assinada por Fernanda Bonalda Lourenço, Diretora Administrativa da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha”.
Confira a nota na íntegra:
"A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Maternidade Gota de Leite, que compõe o projeto da Rede Cegonha, que veio aprimorar e humanizar o atendimento, embora inaugurada em 2016, não foi credenciada e, portanto, não está autorizada para funcionamento pelo Ministério da Saúde. Desta forma, o prédio, infelizmente, não está sendo utilizado para a finalidade para a qual foi destinado.
A nova diretoria da maternidade Gota de Leite, após a posse, 01 de março, realizou o diagnóstico da real situação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e, levantou toda a documentação necessária para o seu efetivo funcionamento e encaminhou os documentos necessários para os órgãos competentes para procedimento de credenciamento.
Importante ressaltar que a maternidade passa por um processo de reestruturação para que tenha sustentabilidade financeira. Para isso, está sendo realizada uma auditoria detalhada de todos os serviços prestados e do respectivo custeio. O Diretor Financeiro da Gota, senhor Luiz Antônio Melhado, junto com uma equipe de consultores, tem liderado esse trabalho na maternidade.
Na última terça-feira, dia 06, tanto o senhor Melhado como o consultor Walter Matubara realizaram o levantamento de informações e o acompanhamento de todo o protocolo de trabalho das equipes do período noturno. Ambos decidiram pernoitar no espaço que, futuramente, será utilizado ao programa Casa da Gestante já que, durante a madrugada fariam acompanhamento de alguns procedimentos e reiniciariam os trabalhos no dia seguinte, logo pela manhã.
É comum nos trabalhos realizados em unidades hospitalares, médicos e funcionários se utilizarem da estrutura existente para pernoitar ou para usufruir de horas de descanso, legalmente garantidas, quando o trabalho é realizado em turnos.
Vale destacar que esse trabalho de mapeamento das equipes que exercem funções na Gota de Leite, desde a posse da nova diretoria, tem sido feito durante a semana, feriados e finais de semana, iniciandose também, o mesmo procedimento nas equipes do período noturno.
A Gota de Leite tem atuado no sentido de garantir um serviço de excelência à população de Araraquara e região com uma equipe multidisciplinar comprometida com o SUS (Serviço Único de Saúde). A maternidade reforça seu compromisso com a cidade, especialmente, com mulheres e crianças".