InícioCidadesCidadeFigueira “abraça” Palmeira na Praça de São Geraldo

Figueira “abraça” Palmeira na Praça de São Geraldo

Aposentado plantou árvore em 1960 e conta como a natureza se encarregou do resto

Quem frequenta ou visita a Praça de São Geraldo, localizada no bairro que leva o mesmo nome, logo se encanta com uma imagem inusitada. De longe, o observador tem a impressão de que uma Palmeira nasceu no tronco de uma Figueira, compondo uma belíssima cena natural num dos locais mais tradicionais de Araraquara.

A natureza é, sem dúvida, responsável pelo fenômeno. Entretanto, a reportagem localizou o aposentado que pode ser considerado co-autor da obra. Rubens Paulo Gardin, 79 anos, encerrou como sargento sua carreira militar. Antes de ingressar na Polícia, na década de 1960, ele trabalhavana Prefeitura de Araraquara  e foi um dos funcionários designados para executar o projeto paisagístico da recém-construída Praça de São Geraldo.

Ele conta que foi quem plantou a Palmeira. “A praça e suas cercanias eram conhecidas como`buracão’. Não tinha nada aqui, era tudo terra. Em 1960, com a construção da praça, é que as árvores foram plantadas”, relembra.

Após ter plantado a árvore, Rubens Gardin acompanhou o crescimento da mesma, uma vez que morou no bairro durante muitos anos. Com isso, teve a chance de assistir ao fenômeno e viver para explicar aquilo que hoje desperta a atenção de muita gente. “Certamente foram as aves que trouxeram a Figueira bem próximo de onde a Palmeira estava plantada. Com o tempo, ela foi crescendo e acabou cercando a outra árvore. Por isso, quem olha, vê claramente o abraço entre as duas”, explica.

Orgulhoso, hoje seu Rubens se deixa fotografar na praça que ajudou a construir.

 

 

Sair da versão mobile