A polêmica gerada com a possibilidade da venda de duas áreas esportivas e sociais, na semana passada em Araraquara, vai continuar pelo menos até a sessão ordinária de terça-feira, dia 17, na Câmara Municipal quando o projeto do Executivo deve ser apreciado pelos vereadores. A proposta não foi analisada em extraordinária de quinta-feira (12) por falta de quórum. Apenas sete dos 10 vereadores necessários estavam em plenário.
Segundo informações, apuradas pelo Portal Morada, a Prefeitura de Araraquara vai reivindicar a posse da área administrada pela Associação Atlética por meio de liminar. O espaço público foi concedido à organização por meio de Decreto (10.928) em junho de 2015. Na época, o ex-vereador Aloísio Braz, o Boi, era Secretário de Governo do MDB.
O presidente da Atlética, conhecido como Legui, era assessor político do ex-vereador e sempre foi ligado politicamente ao Boi. Outra informação apurada pela reportagem é que, para utilizar o campo, quem não pertence à Atlética, tem que pagar uma taxa. “Domingo levei meu time para jogar na Atlética e tive que pagar”, disse uma pessoa ligada ao esporte amador.
A Câmara Municipal convocou sessão extraordinária para às 16h de quinta-feira para votar o projeto que pretende regulamentar a venda da área do Antigo Estrela e também a área da Atlética. Apenas os vereadores Santana (MDB), Lucas Greco (PSB), Roger Mendes (PP) e os petistas Paulo Landim, Toninho do Mel, Édio Lopes e Thainara Faria compareceram. A sessão foi suspensa por falta de quórum.
Morador
Vizinhos do campo administrado pela Associação Atlética se manifestaram após o assunto ser abordado nesta semana no Jornal da Morada (AM/FM). “Moro nos fundos do campo da Atlética há 4 anos. Comprei a casa com meu pai com muito sacrifício e trabalho semana dia e outra à noite e, aos domingo, ali é um verdadeiro inferno. Tem de tudo, batucada, queima de fogos, rojões e começa cedo. Futebol que é bom mesmo, não tem. São palavrões, não tem um pingo de respeito aos moradores”, reclama Priscila Mariano, que apoia a venda do espaço. O Portal Morada apurou que, nas dependências do campo, há um bar e um salão para eventos administrados pela Associação.
Atlética
A área da Atlética, localizada próximo à sede da Secretaria Municipal da Educação e da Escola Municipal de Dança, no Jardim Paulista, tem 14.838,30 m², com 590 m² de benfeitorias, ou seja, de construção, no caso vestiários e outras salas, com idade aparente de mais de 50 anos. a Área foi estimada em R$ 3.288.860,85.
Estrela
A área do Antigo Estrela Futebol Clube, localizado na Avenida José Parisi, recebido em doação pela Prefeitura no ano de 2009, tem 16.247,60 m² de área, além de diversas construções, como quadras, mini campos, piscinas, salão de festas, barracão de campos de malha, bocha e bar; vestiários, reservatório de água, poço artesiano, prédio onde era a sede do Fundo Social de Solidariedade, casa do zelador e outros, totalizando 7 mil m². O valor estimado é R$ 6.791.098,37.