Conhecido com “fumacê”, a nebulização de inseticida contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, começou a ser feita nos bairros da cidade na última sexta-feira (08). A viatura equipada com dois termonebulizadores, que espalha a fumaça que mata os mosquitos adultos, iniciou seu percurso pelos bairros Jardim das Estações e Jardim Biagioni, e neste sábado a ação se concentrou no Altos da Vila Xavier, no Jardim Europa e Tabapuã.
O carro de som que acompanha a viatura do “fumacê” avisa os moradores sobre a aplicação e pede que todos deixem as portas e janelas das residências abertas para que o inseticida mate os mosquitos. Moradores e animais não devem entrar em contato direto com a fumaça por pelo menos 40 minutos, permanecendo no fundo das casas. Outras recomendações também devem ser seguidas, como trocar a água e alimentos dos animais após a aplicação, tirar roupas do varal e gestantes, idosos e crianças não devem ter contato com a fumaça. A mensagem é repetida durante todo o trajeto onde há a termonebulização.
A cidade atravessa uma epidemia da doença, sendo uma das mais atingidas do estado de São Paulo. Oficialmente já estão contabilizados 2.262 casos da doença, com três mortes confirmadas e outras cinco vítimas fatais ainda não comprovadas.