O Centro de Estabilização (PS do Melhado) passará a atender como unidade de retaguarda para pacientes da Covid-19 a partir de segunda-feira (16).
Com a devolução do prédio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, provisoriamente o PS do Melhado funcionará como o Polo de Atendimento da Upa da Vila Xavier, com toda a estrutura que estava montada na igreja.
De acordo com a secretária da saúde Eliana Honain, estudos de infectologistas apontam a possibilidade da segunda onda de contaminações pela Covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021.
São 21 leitos em quartos individuais, com banheiros adaptados. Futuramente, com o término da segunda etapa da obra do Centro de Estabilização, serão 33 leitos, pois haverá estrutura para exames como endocospia, colonoscopia, ultrassom, raio-x e tomografia.
As obras estão em finalização e um sistema de drenagem para evitar alagamentos está sendo feito. Um tomógrafo será instalado nos próximos dias.
“Diferentemente como vai funcionar o Centro de Estabilização, todo paciente com suspeita de coronavírus que chegar até aqui será encaminhado até as alas onde estão os leitos para atendimento. Ainda, temos quartos de isolamento e leitos com respiradores para casos mais graves”, disse a secretária Eliana em coletiva a imprensa.
A estrutura é complementar no sistema de saúde e pode realizar internações de média e baixa complexidade.