InícioNotíciasGeralPáscoa: saiba como ter uma refeição saudável e gostosa

Páscoa: saiba como ter uma refeição saudável e gostosa

Especialista dá dicas e sugestões de alimentos para comemorar a data sem sair da dieta

Com a páscoa, muita gente abre mão das dietas. Os deliciosos pratos com frutos do mar e a enorme quantidade de chocolates nos levam a cometer alguns exageros. De acordo com a nutricionista Simone Spadaro, o feriado pode ser gostoso e, ao mesmo tempo, saudável.

Confira dicas e sugestões de alimentos para comemorar a data sem sair da dieta, e sem passar vontade.

Chocolate – o protagonista da data:

Pode comemorar: o chocolate pode ser um grande aliado na páscoa. “Esse alimento tem ligação com nossa parte neurológica, pois atua na serotonina e acalma. A opção meio amarga, com teor de gordura menor do que a versão ao leite, é a que mais agrega vantagens à saúde”, explica a nutricionista. Mas é claro que todo exagero eleva o índice de açúcar, e pode resultar naqueles quilinhos a mais. “30 gramas por dia, além de suficiente, é altamente recomendável”, sugere a especialista.

Menos carne vermelha. Mais opções de peixes:

Quando se fala em refeição e páscoa, o bacalhau é o primeiro a ser lembrado: é um alimento construtor do corpo e fonte de proteína. Mas se houver descuido no preparo, o prato pode virar o maior deslize do dia. “Na hora da compra, prefira a opção dessalgada, com menor concentração de sal, para evitar prejuízos a quem tem hipertensão”, ressalta Simone. “Além disso, ao cozinhar, a escolha mais saudável é a opção assada”, completa.

Peixes como sardinha, salmão e outros, são opções ricas em Omega 3 e 6 que, além de mais baratos, têm a cara da Páscoa: “Na hora de escolher, os peixes de água doce levam vantagem pela praticidade, por serem revestidos de couro ao invés de escamas”, aconselha Simone.

Azeite como coadjuvante

O azeite é o acompanhante número um dos pratos que envolvem frutos do mar. “É uma fonte de gordura vegetal que não traz problemas ao colesterol. Além disso, a ideia de que aquecê-lo faz mal à saúde não passa de mito, conta Simone Spadaro. Mas atenção: como tudo que é demais sobra, não vale ensopar o prato. “Estamos falando de um óleo calórico, por isso, uma colher de café de azeite é o suficiente para regar a refeição”, explica.

Brinde com vinho:

Assim como o chocolate, uma dose diária de vinho faz muito bem. “um cálice por dia é uma porção que faz bem ao coração. Para o brinde e consumo, dê preferência aos tintos, vindos da fermentação da uva, que trazem ainda mais vantagens”, finaliza a nutricionista.

 

Sair da versão mobile