InícioNotíciasGeralAraraquara recebe Encontro Nacional de Capoeira este final de semana

Araraquara recebe Encontro Nacional de Capoeira este final de semana

Programa Oficinas Culturais do município é uma das atrações do evento

Neste fim de semana a ginga da Capoeira invade Araraquara com o Encontro Nacional de Capoeira, realizado pela Associação Sol da Liberdade com o apoio da Fundesport. O encontro, em sua 14ª edição na cidade, comemora os 30 anos de Mestre Zezinho na arte da Capoeira, além dos 22 anos da Associação Sol da Liberdade, presidida por Zezinho e que desenvolve projetos sociais dentro e fora do município.

O evento tem início na sexta-feira (17) e termina no domingo (19) à tarde, com várias atividades em diferentes pontos da cidade. A programação apresenta vivências práticas, debates, grupos de discussões, treinamentos específicos para competições em geral. Para os atletas participantes o evento tem o valor de R$ 50,00, já aqueles que preferem prestigiar o evento assistindo, tem entrada gratuita.

De acordo com Mestre Zezinho, grandes mestres da Capoeira Angola, Regional e Contemporânea se reúnem com o mesmo propósito: divulgar, estimular e preservar a arte independente do estilo de capoeira. “O evento proporciona uma grande oportunidade aos participantes de conhecer um pouco das experiências e vivências de cada Mestre e sua cultura local, bem como a arte da Capoeira e como ela esta sendo difundida pelo país”, explica.

De acordo com Zezinho, todos os grupos, academias e escolas de capoeira da cidade foram convidados a participar do evento. O Mestre destaca que o Programa Oficinas Culturais participará das atividades com apresentação de Maculelê no sábado (20h) e também no domingo (10h).

Atletas de várias regiões do Brasil são aguardados para o Encontro: São Luís (MA), São Gonçalo (RJ), Belo Horizonte (MG), Niterói (RJ), Morro do Vidigal (RJ), Araruama (RJ), Taboão da Serra (SP), Santo Amaro (SP), São Bernardo do Campo (SP), Suzano (SP), Belém (PA), Goiânia (GO), além de várias cidades do interior paulista, como São Carlos, Campinas, Barretos, São José do Rio Preto, Matão, Tabatinga, Votuporanga e Ribeirão Preto.

“A capoeira nos proporciona um exuberante acervo de informações: sua riqueza simbólica e seus movimentos de resistência, além dos elementos como movimento corporal, a musicalidade, a improvisação, a arte, a dança a luta – tudo isso faz parte do cotidiano do capoeirista”, lembra Mestre Zezinho.

Programação:

·         Sexta–feira – 17/04

Documentário – “Memórias do Recôncavo – A Verdadeira História de Besouro”

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário: 19h30

 

·         Sábado – 18/04

Circuito de Vivências com Mestres convidados

Local: Praça Scalamandré Sobrinho (na Sala de Treinamento, ao lado da piscina da Ferroviária)

Horário: das 9h30 até 18 horas

* às 20 horas: Roda de Capoeira e Dança do Côco

 

·         Domingo – 19/04

Troca de Graduações e Grande Roda com os Mestres convidados

Local: Chácara “Área Mágica” – Melhado (Av. José Nogueira Neves, 77)

Horário: 10h

 

Sair da versão mobile