InícioNotíciasGeralMuseu Voluntários da Pátria estará aberto neste domingo

Museu Voluntários da Pátria estará aberto neste domingo

Exposição "A Fotografia em Araraquara" apresenta fotos do livro de Luiz Flávio de Carvalho Costa e vídeo sobre Araraquara de 1908

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, durante este mês de maio, apresenta a exposição “A Fotografia em Araraquara” com fotos que ilustram o livro “Fotografia e Memória em Araraquara”, de Luiz Flávio de Carvalho Costa. A exposição poderá ser conferida também neste domingo, 17 de maio, durante o programa “Museus aos Domingos”, realizado das 10 às 13 horas.

O livro “Fotografia e Memória em Araraquara” – lançado no último dia 09 de maio – apresenta vários documentos visuais acompanhados de textos analíticos, valorizando e enriquecendo a interpretação do passado da cidade. A pesquisa do autor foi além das instituições públicas e percorreu várias famílias araraquarenses, com numerosos registros pessoais que, somados àqueles recolhidos nas instituições públicas, resultam em um significativo item historiográfico de Araraquara.

Parte deste material, de grande riqueza para a história visual de Araraquara, pode ser conferida na exposição. Vale destacar que o primeiro registro fotográfico é da Freguesia de São Bento de Araraquara, de 1819. As imagens trazem referências sobre local, ano de produção, nome de pessoas, possibilitando uma “leitura” das imagens de Araraquara no tempo histórico.

O autor de “Fotografia e Memória em Araraquara”, Luiz Flávio de Carvalho Costa, é araraquarense, formado em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara, fez o mestrado na UNICAMP e doutorou-se em História pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1983 trabalha como docente e orientador no Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suas pesquisas e experiências acadêmicas estão relacionadas à história regional, imagens (sobretudo a fotografia), bens culturais e patrimônio rural.

A programação de “A Fotografia em Araraquara” apresenta ainda o vídeo “Araraquara, 1908: a cidade, seu casario e sua gente”. Com duração de 14 minutos, o vídeo, com música de Flávio Gattás, apresenta ainda imagens e informações do comércio da cidade no início do século 20. O vídeo interpreta e analisa uma fotografia de 1908 de Araraquara, que registra um núcleo urbano ruralizado no interior paulista, destacando sua vida social (sociabilidade, modo de vida, indumentária, educação, morte – entre outros) e seus aspectos arquitetônicos e urbanísticos.

A exposição “A Fotografia em Araraquara” é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e pode ser conferida até 30 de maio. O horário para visitação é: às segundas-feiras, das 13 às 18 horas; de terça à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 12 horas.

Vale destacar que, no domingo, 17 de maio, o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria participa do programa “Museus aos Domingos”, abrindo suas portas para visitação no horário das 10 às 13 horas.

 

SERVIÇO:

Exposição “A Fotografia em Araraquara” – com fotos de Luiz Flávio de Carvalho Costa

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro)

Período: até 30 de maio

Visitação: às segundas-feiras, das 13 às 18 horas; de terça à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 12 horas

 

– Museus aos Domingos

Data: domingo (17 de maio)

Horário: das 10 às 13 horas

 

Entrada gratuita

 

Sair da versão mobile