A Secretaria Municipal de Saúde desativa a partir desta terça-feira (2), o Posto Avançado de Dengue, montado no antigo Hospital da Cana, no Jardim Martinez. A unidade foi estruturada para auxiliar o tratamento e acompanhamento de pacientes com casos confirmados ou com sintomas da doença.
De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Fernando Camargo, o encerramento das atividades da unidade deve-se à diminuição expressiva de notificações de casos da doença. Desde quando entrou em funcionamento, em 13 de maio, até o dia 29 de maio, foram atendidas no local mais de 2.500 pacientes. Segundo o último balanço da Secretaria de Saúde, Araraquara contabiliza 9.691 casos de dengue.
“Estamos registrando queda no número de casos. No dia 28 de maio registramos 31 novos casos. No dia 29 de maio, foram mais 29 novos casos, bem diferente de quando iniciamos a atividade no Posto Avançado e registrávamos mais de 100 casos por dia. Esses números não representam mais epidemia, e sim endemia. Outras cidades também já fecharam seus postos avançados, o que demonstra que a epidemia está em fase final no estado de São Paulo”, explicou o secretário.
Atendimento
Com o fechamento do Posto Avançado, os pacientes que apresentarem sintomas da doença deverão buscar prioritariamente atendimento nas unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Fora deste horário, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atenderão os casos de dengue 24h. Tanto os postos de saúde quanto as UPAs estão estruturadas para absorver os pacientes.