Em preparação para a disputa da Copa América no Chile, entre os dias 11 de junho e 4 de julho, o Brasil recebe neste domingo, às 17h de Brasília, no Allianz Parque, a seleção do México. Na partida amistosa a Seleção Brasileira terá diversos desfalques em relação ao time considerado ideal pelo técnico Dunga. A principal ausência é a estrela da companhia: Neymar.
Sem poder contar com o meia Oscar e o volante Luiz Gustavo para a Copa América, ambos considerados titulares da equipe, Dunga também não terá para o amistoso de domingo o atacante Neymar e o meia Douglas Costa, que se apresentam ao time nesta semana. Além deles, Robinho sentiu uma contusão e o volante Elias não está 100% fisicamente, devendo ficar fora da equipe no estádio palmeirense.
Deste modo, Dunga deve ter um time bastante diferente no confronto com os mexicanos. A exceção, porém, deve ser a defesa. Danilo, Miranda, David Luiz e Filipe Luís, devem ser mantidos, com Thiago Silva tendo chance de ficar com uma vaga, já que foi titular nos últimos dois amistosos, ao lado do ex-são paulino. No meio de campo, sem Luiz Gustavo e Oscar, Fernandinho e William parecem garantidos e quatro jogadores brigam por duas vagas: os volantes Casemiro e Fred e os meias Phillipe Coutinho e Éverton Ribeiro. Já no ataque, Diego Tardelli deve ter a companhia de Roberto Firmino.
Atualmente no futebol dos Emirados Árabes, Éverton Ribeiro foi uma das surpresas da convocação. Ciente da disputa por uma posição na meia, o ex-cruzeirense admite que terá mais dificuldade por estar longe dos holofotes no Al Ahli. “Tenho essa consciência, o próprio Dunga falou que seremos mais cobrados por isso. Estou confiante, feliz. Não vejo problema de estar num mercado que não é muito visado. Quero mostrar o meu futebol, ganhar confiança do treinador e ajudar dentro de campo que é o mais importante”, disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Algoz
Pedra no sapato da seleção brasileira nos últimos anos – em 2012, por exemplo, bateu o Brasil na decisão do ouro olímpico, evitando mais uma vez a conquista inédita do primeiro lugar na modalidade em olimpíadas -, o México também usa o jogo como preparação para a Copa América no Chile.
O técnico Miguel Herrera convocou 19 jogadores que atuam no país, sendo a equipe com mais atletas de seu próprio campeonato a disputar a competição, deixando alguns de seus principais jogadores, como Hernandez, Giovanni dos Santos e Carlos Vela, de fora.
Copa América
Brasil e México integram grupos distintos na Copa América do Chile. Integrante do Grupo A, a seleção mexicana estreia antes, quando enfrenta a Bolivia no dia 12 de junho. Chile e Equador são os outros adversários. Com estreia marcada para o dia 14 diante do Peru, o Brasil tem ainda como adversários a Colômbia e Venezuela.
FICHA TÉCNICA
BRASIL x MÉXICO
Data: 07/06/2015, às 17h;
Local: Allianz Parque, São Paulo.
Brasil: Jefferson; Danilo, Thiago Silva (Miranda), David Luiz e Filipe Luís; Fernandinho, Casemiro (Fred), William e Phillipe Coutinho (Éverton Ribeiro); Roberto Firmino e Diego Tardelli. Técnico: Dunga.
México: Talavera; Flores, Rafa Marquez, Valenzuela e Dominguez; Velarde, Medina, Fabián e Aquino; Esqueda e Jiménez. Técnico: Miguel Herrera.