Foi apresentada, na manhã desta sexta-feira, no Auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília, a tocha Olímpica Rio 2016. O material conta com novo design e inovação, que incluem as cores brasileiras e ícones que transmitem às belezas naturais.
O evento contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
O revezamento da tocha ocorrerá entre 90 e 100 dias, depois da cerimônia de acendimento, na cidade grega de Olímpia, com início entre abril e maio de 2016, com o fim no dia 5 de agosto, quando a Pira Olímpica será acesa durante a cerimônia e abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.
A tocha percorrerá 500 cidades em todo o mundo durante o seu comboio. No Brasil, 83 cidades já estão confirmadas. No entanto, novos locais serão confirmados no início do próximo ano.
A jornada da tocha começa em maio de 2016, na Grécia, onde será acesa em Olímpia, cidade-berço das Olimpíadas. Depois, passa uma semana por cidades gregas até chegar à capital Atenas. De lá, a Tocha segue direto para o Brasil num avião.
Durante a rota do revezamento em nosso país, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, em até 4 cidades por dia, com o objetivo de aumentar a participação do povo brasileiro em torno dos Jogos.
“Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da Chama Olímpica com o calor humano brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem pública, entre outros. Algumas cidades também organizarão celebrações para marcar o fim do Revezamento da Tocha Olímpica em cada dia”, disse o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.