InícioNotíciasGeralPiada compartilhada por secretário provoca constrangimento

Piada compartilhada por secretário provoca constrangimento

Piada compartilhada em grupo no WhatsApp pelo secretário José Carlos Porsani critica beneficiários do Bolsa Família

 

Uma piada compartilhada pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, tem causado polêmica e constrangimento. O texto, divulgado em um grupo do aplicativo WhatsApp  formado pelos envolvidos na Festiara, evento beneficente programado para o mês de agosto, em Araraquara, cita de modo preconceituoso os beneficiários do programa Bolsa-família.

Muitas pessoas que receberam o conteúdo mostraram-se indignadas, uma vez que a pasta comandada pelo secretário trata diretamente do desenvolvimento do programa na cidade, executando o cadastramento dos beneficiários. “Dele não esperávamos tamanho preconceito”, denunciou um membro do grupo que teve acesso à mensagem.

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores publicou nota de repúdio à conduta do secretário. “O Partido dos Trabalhadores lamenta que um homem público, que trabalha com assistência social, difunda esse tipo de texto, que apenas reforça preconceitos e amplia fossos sociais. Concordar que beneficiários do programa Bolsa Família são “vagabundos” apenas revela uma visão de mundo com a qual o PT não concorda. O programa Bolsa Família já recebeu elogios no mundo todo, inclusive da ONU, porque é um dos programas que garantiu a exclusão do Brasil do mapa da fome no mundo.”, afirma em nota assinada pela deputada Márcia Lia, presidente da legenda em Araraquara.

A Prefeitura de Araraquara afirma que não se pronunciará sobre o assunto.

Procurado pela reportagem, José Carlos Porsani não negou a autoria da postagem e atribuiu a repercussão a um militante do PT. “Isso é uma brincadeira que me passaram. Respeito todo mundo e estou trabalhando, faço atendimento a todos da melhor maneira possível. Tem um elemento nesse grupo que é amigo do Edinho que passou isso pra frente, e não era pra fazer isso. Não tenho tempo pra ficar brincando no WhatsAapp”, disse Porsani.

 

A piada polêmica:

Abaixo, a transcrição da piada compartilhada pelo secretário José Porsani. Apesar das inúmeras possibilidades de interpretação, a mais óbvia é que sugerida no último parágrafo: a de que os beneficiários do programa, assim como sem-tetos, não trabalham:

Um prédio de 4 andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio terrível. Todas as pessoas das 10 famílias de Sem-teto, que haviam invadido o 1º andar, faleceram no incêndio.

No 2º andar, todos os componentes das 12 famílias de retirantes, que viviam dos proventos da “Bolsa Família”, também não escaparam.
O 3º andar era ocupado por 4 famílias de ex-guerrilheiros, todos beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um ParTido politico influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais, que também faleceram.
No 4º andar viviam engenheiros, médicos, dentistas, advogados, professores, empresários, bancários, vendedores, comerciantes e trabalhadores com suas famílias. Todos escaparam.
Imediatamente a “Presidente da Nação” e toda a sua assessoria mandou instalar um inquérito para que o “Chefe do Corpo de Bombeiros” explicasse a morte dos “cumpanheiros” e por que somente os moradores, do 4º andar haviam escapado.
O Chefe dos Bombeiros respondeu:
– Eles não estavam em casa. Estavam trabalhando
.”

 

Sair da versão mobile