InícioNotíciasGeralProjeto de estudante leva teatro e grafite para EMEF Waldemar Saffiott

Projeto de estudante leva teatro e grafite para EMEF Waldemar Saffiott

Ideia partiu da presidente do Grêmio Estudantil da escola com o objetivo de mudar o clima após atos de vandalismo

 

Iniciativa da aluna, membro do grêmio estudantil, mobiliza a escola e incentiva a “volta por cima” depois de vandalismo. Ideia é melhorar o clima e trazer o sentimento de pertencimento dos alunos pela escola

Um projeto da estudante do 7º ano e presidente do Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Waldemar Saffiotti, Aline Cristina de Oliveira, pretende mudar o clima e dar um novo tom aos espaços da escola do Jardim Cruzeiro do Sul.

Por meio de parceria com grandes artistas araraquarenses, a iniciativa de Aline visa levar aos estudantes e professores oficinas gratuitas de teatro, contação de histórias e grafite, com o objetivo de despertar o sentimento coletivo de pertencimento. É o projeto Educa+AÇÃO, que desenvolveu sua primeira atividade na manhã do último sábado (26) e contou com a participação dos artistas Weber Fonseca (ator), Jota Aracê (artista plástico) e Tadeu Queiroz (jornalista), entre outros voluntários.

“Apesar de ter sido pensado já há algum tempo, o projeto chega num momento delicado, de fragilidade da escola devido aos atos de vandalismo que sofreu por alunos no fim de semana anterior à ação. Porém, este é o momento ideal para despertar em toda a comunidade escolar um novo olhar sobre o local, um sentimento de pertencimento, de que isso tudo é deles”, explica Weber, que é padrinho de Aline e colaborou com a concepção e desenvolvimento do projeto.

“A intenção é que a ação seja colaborativa. Publiquei nas redes sociais que eu e meu irmão estávamos buscando parcerias para este projeto, e as pessoas doaram o que podiam, desde o material utilizado nas oficinas até o dinheiro para os lanches e refrigerantes, mas o mais bacana foi a doação do conhecimento de cada um, como o Jota, que seria contratado, mas preferiu entrar no projeto como voluntário, e abraçou a causa junto conosco”, explica o ator.

De acordo com a professora-coordenadora da EMEF Waldemar Saffiotti, Alessandra Aiello, que participou de todas as tratativas para a realização do evento desde o início, o projeto já é um sucesso na escola.

“Foi um evento muito bom para toda a comunidade escolar. Na primeira oficina com os professores, que era pra ser uma contação de história, aprendemos técnicas utilizadas no teatro que ajudam na condução de diversas situações. Fizemos um bate-papo, participamos de dinâmicas e, ao final da oficina, nem parecia que o tempo havia passado. Todos gostaram muito deste momento, e já estamos marcando as próximas intervenções”, destaca a coordenadora.

 

Educa+AÇÃO

Para Weber, o resultado do evento foi uma alegria coletiva em todos aqueles que estavam presentes.

“Cada aluno desenvolveu junto com o Jota e com o Tadeu Queiroz uma oficina de lambe-lambe. Os desenhos foram fixados na porta da própria sala de aula de cada aluno. Uma tentativa de fazer cada porta de entrada conter a integridade daqueles jovens”, declarou.

Em outra sala, o ator de reuniu com professores, agentes, coordenadoras e a diretora. “Trocamos muitas ideias sobre a importância de um corpo presente e disponível para a sala de aula, para o amor próprio, e a potência que podemos alcançar contando histórias seja qual for a matéria”, acrescenta Weber.

Todos os professores e educadores da EMEF que participaram do projeto elogiaram a ação que, segundo eles, tem apoio total da escola para continuar. A atividade de grafitar muros, paredes e portão externos ficou suspensa por conta da chuva, mas será realizada durante a semana.

 

Sair da versão mobile