InícioNotíciasGeralAraraquarenses disputam Mundial de Karatê na Espanha

Araraquarenses disputam Mundial de Karatê na Espanha

Aguinaldo dos Santos e Tiago Rocha Moura disputam a partir desta quinta-feira o Campeonato da World Traditional Karatê Association (WTKA)

Os araraquarenses Aguinaldo dos Santos e Tiago Rocha Moura, da equipe Bushido-kai/Fundesport, já estão na cidade de Benidorm, na Espanha, onde disputarão o Campeonato Mundial da World Traditional Karatê Association (WTKA), competição que será disputada a partir desta quinta-feira, dia 5, até domingo, dia 8.
Aguinaldo, que também integra a comissão técnica da equipe ao lado do técnico Edson Petroni e do auxiliar Fábio Pascoal, acumula três experiências vitoriosas nessa competição, enquanto Tiago disputará o torneio pela primeira vez.

Aguinaldo quer o tetra

Aguinaldo, de 38 anos, já é um atleta consagrado no Mundial WTKA, com três títulos conquistados, e revela que a ansiedade não é problema para ele. “Graças a Deus, estou tendo a oportunidade de participar pela quarta vez desse campeonato e fui campeão em todos que participei. Sou um atleta que não sou de ficar nervoso para competir, consigo dividir essa situação. O problema agora é a responsabilidade que tenho por ter três títulos. Todos já falam ‘vai trazer mais um’. Na verdade não é assim que funciona. Estou indo bem focado, confiante sim, mais com o pé no sempre”, explica o atleta que participará da categoria acima de 83 quilos.

Ele conta que dessa vez a sua preparação poderia ter sido melhor. “Esse ano entrei como técnico da Seleção Paulista, estou fazendo parte da comissão técnica de Araraquara. Então a preparação foi mais em prol dos atletas do que comigo mesmo. Sou um atleta muito experiente, treinei sim bastante. Infelizmente tive uma lesão agora na reta final e tive que parar por uns dias, mas agora é ir e tentar representar o melhor possível”, completa.

Aguinaldo destaca que conhece alguns dos adversários que encontrará na competição. “São atletas de alto nível que passei por pouco nos outros eventos e sempre têm alguma novidade. Temos que estar preparado. Rivalidade sempre tem, mas uma rivalidade sadia que só agrega à nossa modalidade”, conta.

O atleta araraquarense revela que este será o seu último Mundial, o que faz com que o torneio tenha um gosto ainda mais especial. “Estou me despedindo como atleta para me dedicar somente aos meus alunos e agora com a Seleção Paulista. Então novos horizontes vêm surgindo. Eu sempre tive em mente na minha carreira de atleta: ‘competir bem, representar bem, dar o meu melhor’, independente do resultado. Então o que eu quero é ir lá, dar o meu melhor e representar muito bem o meu País. Independente do resultado. Claro que se eu encerrar minha carreira com mais um título mundial, nossa, vai ser perfeito demais”, acrescenta Aguinaldo, que conta com os patrocínios da Academia Personal, Emy Perfumaria, Liliantex, Brasil Recicla, Oximaq, Montreal Magazine, Contato Acessórios, Wolf Reciclagens, Supermercado Lago e Word Game.

Tiago estreia na competição

Enquanto Aguinaldo acumula experiências na competição, Tiago vive pela primeira vez a expectativa de representar o Brasil no Mundial. Ele chegou a conseguir o índice em outras ocasiões, mas não conseguiu viajar por falta de patrocínios. Dessa vez, o atleta não esconde a alegria. “Ansiedade é o primeiro sintoma a aparecer, mas estou controlando. A viagem dá mais ansiedade ainda por ser minha primeira vez fora do país. Estou feliz demais”, vibra o atleta de 28 anos, que compete pela categoria até 83 quilos.

Tiago conta que se preparou bem para a competição, e que as dicas de seus treinadores contarão muito para seu sucesso na Espanha. “Estou treinando muito, com técnicos que já estiveram na mesma situação em competir campeonatos como este que irei. Então isso conta muito, afinal são as experiências deles sendo passadas a cada treino. Estou muito focado”, ressalta.

Tiago destaca que uma medalha seria de grande importância por tudo o que já construiu no karatê. “Para mim significaria muito trabalho durantes anos com os senseis Edson Petroni, Aguinaldo e Paschoal. Sempre me dediquei o máximo pra disputar competições de níveis altissímos como essa. É um sonho de todo atleta disputar um Mundial, qual seja sua modalidade, e agora estou tendo a oportunidade de ir e lutar por uma medalha mundial”, finaliza o atleta, que contou com o apoio da Academia Moama Artes Marciais e Funcional e Badalos Acessórios.

 

Sair da versão mobile