Renato Augusto é o craque do Campeonato Brasileiro 2015. Eleito por 56% dos votos de jornalistas, jogadores e técnicos, o meia foi fundamental para o Corinthians conquistar o título. Não à toa, o jogador, de 27 anos, já afirmou várias vezes que essa é sua melhor temporada no Timão e na carreira.
Depois de dois anos brigando contra lesões, 2015 marcou a redenção de Renato Augusto. Ele ganhou a confiança do técnico Tite, se firmou no time titular do Corinthians logo no começo do ano. O primeiro semestre não foi bom, com eliminações precoces no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores, mas no Brasileiro o trabalho começou a dar certo. Quando Emerson Sheik, Guerrero e Fábio Santos deixaram o Timão, ele deu o primeiro passo rumo ao sucesso ao assumir a liderança moral e técnica da equipe ao lado de Jadson, Elias, Gil e Cássio.
A regularidade e constância em campo são refletidas nos números: em 38 rodadas do Brasileirão, ele disputou 30 partidas, deu seis assistências para os companheiros e marcou cinco gols. Vasco, Figueirense e Atlético-PR (duas vezes) foram suas vítimas, mas o gol mais importante foi o que impediu a derrota para o Grêmio na Arena Corinthians – o jogo foi 1 a 1 –, na 24ª rodada, quando os dois times estavam próximos na disputa pelo título.
Seu estilo de jogo, que alia técnica e raça, o fez ser exaltado pela torcida. Renato Augusto era intenso nos 90 minutos, ajudava na saída de bola e na armação das jogadas, corria para marcar e, sempre que podia, dava uma caneta no adversário.
O prêmio de craque do brasileiro, portanto, coroa o desempenho perfeito de Renato Augusto na competição, que terminou com título e rendeu a convocação para a Seleção Brasileira.