InícioNotíciasGeralAções de Mobilidade Urbana reduzem número de acidentes no trânsito

Ações de Mobilidade Urbana reduzem número de acidentes no trânsito

Em dois anos, número de vítimas graves teve queda de 60% em Araraquara. Região central recebeu adequações para ampliar acessibilidade

 

O município de Araraquara tem se tornado referência em todo o país quando o assunto é segurança no trânsito. A série de ações nas áreas de engenharia, fiscalização e educação no trânsito implementada pela Prefeitura nos últimos anos reduziu em 60% o índice de vítimas graves entre 2012 e 2014 nas rodovias municipais e vias urbanas de Araraquara.

Segundo dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, houve queda também no índice de vítimas fatais (41,87%), de vítimas leves (26,22%) e no de atropelamentos, que também caiu 40,50%.

As principais intervenções no campo da engenharia foram realizadas nas vias que apresentavam alto índice de acidentes, como a Via Expressa. As ações contemplaram remodelações em corredores de intenso movimento, como a Via Expressa, rotatória do Jardim das Roseiras, acesso da Heitor de Souza Pinheiro, Rua 9 de Julho, Avenida 7 de Setembro, Vaz Filho, Alameda Paulista e Via Parque.

Além disso, outros 18 complexos e dispositivos viários já foram entregues com sinalização mais moderna e adequada às necessidades do trânsito, cuja frota ultrapassou a marca dos 160 mil veículos.

 

Acessibilidade

Além das ações no trânsito, outra obra importante na questão da mobilidade foi – construção de 364 rampas de acessibilidade projetadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na região central de Araraquara.

O trecho contemplado vai da Rua Nove de Julho até a Rua Voluntários da Pátria entre as avenidas Brasil e Professor Jorge Corrêa. O investimento de R$ 247 mil é oriundo de uma contrapartida com a Avelar Couto Empreendimentos, que realiza investimentos na cidade. A empresa responsável pela obra edificou mais de 100 rampas na Rua Voluntários da Pátria, Padre Duarte, São Bento e Nove de Julho, nas confluências com as avenidas Professor Jorge Corrêa, São Geraldo, Bandeirantes, Prudente de Morais, no setor entre a Avenida Barroso e o Parque Infantil.

 

Educação

A Prefeitura de Araraquara também desenvolve ações constantes voltadas para a educação no trânsito. Dentre elas, destaca-se a realização anual do Consetrans (Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara). Em 2015, foram apresentados 1.870 trabalhos com a participação de 55 escolas da rede pública de ensino. Os alunos se mobilizaram na elaboração de 553 cartazes, 120 maquetes, 34 músicas, 158 poesias e redações, 37 histórias em quadrinhos, 17 artes plásticas e 951 pinturas e colagens. Os trabalhos foram produzidos por alunos da pré-escola, ensino médio e fundamental, EJA/Mova e suplência, além de grupos da terceira idade e pessoas com deficiência.

 

Sair da versão mobile