Ela fez história ao conquistar o cinturão do maior evento de MMA feminino do mundo e agora chegou a hora de defender sua conquista. A lutadora araraquarense Lívia Renata Souza, de 24 anos, voltará a lutar neste sábado pela manutenção do cinturão dos peso palha do Invicta FC, em um duelo que promete muita emoção. A adversária será a norte-americana DeAnna Bennett, em luta que será realizada no OC Fair & Event Center, na cidade californiana de Costa Mesa, nos Estados Unidos.
Considerada um dos fenômenos do MMA feminino no cenário mundial, a araraquarense conquistou o título em abril do ano passado ao vencer a finlandesa Katja Kankaanpãã nos Estados Unidos. A atleta da equipe Team Máximo de Araraquara defenderia seu cinturão em setembro contra a mexicana Alexa Grasso, que se contundiu durante sua preparação. O duelo foi remarcado para dezembro e novamente a desafiante voltou a se lesionar, o que deixou a campeã indignada, já que nas duas ocasiões vinha realizando uma preparação intensa.
Lívia, que possui um currículo de oito vitórias em oito lutas (sete finalizações e uma decisão da arbitragem), enfrentará agora uma atleta norte-americana de 31 anos que possui o mesmo retrospecto, com oito vitórias em oito lutas (dois nocautes, duas finalizações e quatro decisões da arbitragem).
O duelo de invictas promete muita adrenalina, mas a emoção não pára por aí. Na luta co-principal do evento, a brasileira Cris Cyborg enfrentará a belga Cindy Dandois em peso combinado (140 pounds, 63 kg).
CONFIRA A ENTREVISTA
PORTAL MORADA – Como está sua expectativa para essa luta?
LÍVIA – Minha expectativa é a melhor possível. Fiz um camp longo, com meses de treinamento e me sinto mais preparada do que nunca.
PORTAL MORADA – Mudou alguma coisa em seu planejamento em relação à luta anterior?
LÍVIA – Não mudou muita coisa desde meu último camp, mas com o tempo a gente tende a evoluir, treinando repetidamente as mesmas coisas. Venho melhor para essa luta, tanto em relação ao meu jogo interno, meu westling e meu jiu-jitsu. Mas basicamente o camp é sempre o mesmo. Time que está ganhando não se mexe.
PORTAL MORADA – Fale um pouco sobre sua preparação. Encontrou dificuldades ou ocorreu tudo dentro do planejado?
LÍVIA – Minha última luta foi no ano passado, em 24 de abril. Em um ano fiz apenas uma luta e no restante do tempo eu fiz um treinamento muito forte, sofri com algumas pequenas lesões, mas faz parte da carreira, coisas que todo atleta tem que passar. Mas foi um camp excelente que fechamos com chave de ouro.
PORTAL MORADA – Estudou a adversária? Qual é o ponto forte dela?
LÍVIA – Tenho o costume de assistir algumas lutas das minhas adversárias e pude constatar alguns pontos. Devo manter a distância porque ela é um pouco maior que a maioria das atletas da categoria, gosta de empurrar na grade, mas já treinei muito situações como essa e sei exatamente o que preciso fazer para anular esse ponto forte dela.
PORTAL MORADA – Qual é a sensação de ver sua foto ilustrando os cartazes e material promocional do evento nos Estados Unidos?
LÍVIA – Agora estou mais acostumada. Mas é sempre legal cumprir os compromissos de mídia para ter uma dimensão maior de que ponto está sua carreira e de como está a promoção de luta na América e no mundo. É muito legal para mim, que saí do gueto e das ruas do Jardim Universal para o mundo. É uma coisa que não tem preço, representando os amigos e a galera pobre lá da quebrada.
PORTAL MORADA – Qual seria a importância para você de uma vitória nessa luta?
LÍVIA – Essa vitória é fundamental para o prosseguimento da minha carreira. Vou fazer de tudo para manter meu cinturão. É uma coisa que lutei muito para conseguir e vou lutar com unhas e dentes para ninguém tirar de mim. Para ela conseguir vai ter que me matar mesmo.
PORTAL MORADA – Sua família vai se reunir em algum lugar em Araraquara para acompanhar o combate?
LÍVIA – Eu acho que a luta será transmitida pelo Canal Combate. Eu recomendaria a galera a assistir. Meu pai vai assistir em casa porque ele fica um pouco nervoso, mas para a galera que estiver afim de assistir, tem alguns bares em Araraquara que transmitem é só se reunir. Com certeza darei meu máximo e eles vão ver que um filho teu não foge à luta.
CARD COMPLETO
Cris Cyborg (14-1, 1 NC) vs Daria Ibragimova (9-1)
Lívia Renata Souza (8-0) vs DeAnna Bennett (8-0)
Raquel Pa’aluhi (5-4) vs Colleen Schneider (9-6)
Amber Brown (5 – 1) vs Shino VanHoose (4-3)
Alida Gray (4-2) vs Angela Hill (2-2)
Mizuki Inoue (9-4) vs Lacey Schuckman (11-8)
Amanda Bell (3-3) vs Ediane Gomes (10-4)
Megan Anderson (4-2) vs Amber Liebrock (1-0)