A cidade de Itápolis, localizada na região central do estado de São Paulo, respirou ciclismo no último domingo, 10 de abril, com a realização da 3ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, que reuniu cerca de 160 atletas, entre as categorias oficiais e extraoficiais – abertas apenas aos ciclistas iniciantes de Itápolis, com 29 equipes de três estados participantes (São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal). Modalidade olímpica das mais praticadas no país, com um nível de exigência física elevado, o ciclismo abrilhantou o trabalho da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, que proporcionou à população uma oportunidade de prestigiar e também participar da modalidade, recebendo a caravana da Copa São Paulo de Ciclismo em ano de Olimpíadas em nosso país.
Ao todo foram doze categorias oficiais, divididas por idade e critério técnico, abrangendo ciclistas dos 10 até 70 anos de idade, que não mediram esforços para apresentarem um belo espetáculo esportivo na Avenida Tarquínio Bellentani, um longo circuito de 3.400 metros por volta misto de subida, descida e trechos planos, com um excelente pavimento asfáltico e considerado pelos organizadores um dos melhores circuitos do interior paulista, elogiado por todas as equipes presentes. O dia também foi propício, com tempo aberto e sol forte, com temperaturas na casa dos 36ºC, o que testou ainda mais a resistência dos atletas, com chegadas acirradas em quase todas as categorias, sendo decididas em bloco no Sprint final.
A abertura do evento foi feita com os ciclistas da cidade de Itápolis, homens, mulheres e crianças aficionados do esporte a pedal deram uma volta no circuito e alguns deles participaram depois da prova dos iniciantes, onde os cinco primeiros colocados receberam medalhas personalizadas do evento. Na premiação geral ao final do evento, também foram homenageados dois dos ciclistas pioneiros da cidade, Carlos Alberto de Assis e José Roberto Zanone, precursores do ciclismo da cidade de Itápolis.
Em todas as categorias disputadas, a prova contou com a presença de bom público, além de amigos e familiares dos atletas locais e também das autoridades, como o Prefeito Carlos Augusto Biella e o seu vice, Ivanildo José Carlos e da Secretária Municipal de Esportes e Turismo Alessandra Tomasin, que abrilhantaram o evento dando as bandeiradas de largada e chegada para as categorias e também fazendo a entrega da premiação geral.
As etapas da Copa São Paulo de Ciclismo são realizadas na modalidade resistência (em circuito ou estrada), e no caso de Itápolis (circuito), são determinados tempos de prova para cada categoria, com exceção das categorias de base Infanto Juvenil masculino e Júnior feminino, que foram por número de voltas pré-estabelecido. E na categoria Elite Masculino, a “Fórmula 1” do ciclismo, uma prova de 1h29m50s e 54,4 Km percorridos, vencida pelo ciclista Ivan Jorge de Moura, da equipe Prefeitura Municipal/Unimed, da vizinha cidade de Ibitinga, seguido por Jorge Roberto Bratfische e Luís Augusto Gagliardi Machioli, segundo e terceiro colocados, ambos da equipe Fundesport, de Araraquara-SP. Já na categoria Elite Feminino, uma prova de 39m45s e 23,8 Km percorridos, vencida por Tatiele Valadares de Souza, da equipe SMEL/ Boi Gordo/ Água Doce/ Multibike/ ASC, de Sertãozinho-SP, com a segunda colocação para Jaqueline Mendonça, da Fundesport de Araraquara, e a terceira para Vanessa Quitéria de Oliveira, também da equipe de Sertãozinho.
Na categoria Sênior-A (30 a 39 anos), a vitória foi de Vadson José Afonso, da equipe Team Barra Bonita de Ciclismo, seguido por Isaque Rodrigues dos Santos, da equipe Lelin Bikes de Uberaba-MG e de Douglas Brandão do Amaral, também da equipe de Barra Bonita, numa prova de 1h17m03s e 47,6 Km percorridos. Na categoria Júnior (17 a 18 anos, com aferição obrigatória de marchas), o campeão foi Hudson Murilo Marchi, da equipe Team Barra Bonita de Ciclismo, vencendo o sprint com Igor Teodoro Molina (Clube de Ciclismo/ São José dos Campos), segundo colocado e João Pedro Rossi (São Francisco Saúde/Powerade/ SME), de Ribeirão Preto, terceiro colocado, numa prova de 55m37s e 30,6 Km percorridos.
Destaque para o representante itapolitano na categoria oficial Mountain Bike no asfalto, Guilherme Lourenço, que conquistou a terceira colocação em sua categoria, numa prova de 39m53s e 27,2 Km percorridos. O campeão nessa categoria foi Lucas Brandão (São Francisco Saúde/ Powerade/SME), de Ribeirão Preto e o segundo colocado, Luís Fernando Bezerra, também da equipe de Ribeirão Preto. A equipe campeã geral da 3ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo em Itápolis foi a São Francisco Saúde/Powerade/ SME, de Ribeirão Preto com 130 pontos conquistados na etapa, seguida da equipe Team Barra Bonita de Ciclismo (atual bicampeã da Copa São Paulo de Ciclismo) com 117 pontos e da SMEL/ Boi Gordo/ Água Doce/ Multibike/ ASC, de Sertãozinho, terceira colocada com 52 pontos conquistados.
A 3ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo em Itápolis teve a realização da Prefeitura Municipal de Itápolis, através da Secretaria de Esportes e Turismo, com apoio da Câmara Municipal e várias secretarias e departamentos municipais envolvidos, como Guarda Municipal, Saúde, Obras e Infraestrutura, Trânsito, Assessoria de Imprensa, além do apoio da Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária. A organização foi da GT Eventos Esportivos, organizadora da Copa São Paulo de Ciclismo e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, com os apoios gerais da Água Mineral H2Ótima e Silk Sert Estamparia e Uniformes Profissionais.
A 4ª etapa da CSPC 2016 será realizada no dia 24 de abril na cidade de Cajuru-SP, uma já tradicional prova de estrada.