InícioNotíciasGeralCriança morre atropelada por van escolar no Jardim Biagione

Criança morre atropelada por van escolar no Jardim Biagione

Rhuan Miguel de Alencar Souza Barbosa, de um ano e quatro meses, morreu no local

No final da tarde desta segunda-feira (23), uma criança de um ano e quatro meses morreu atropelada na rua Maria Luisa Baschix, no Jardim Biagioni, em Araraquara.

Segundo informações da Polícia Militar, a criança teria desembarcado de uma van escolar, sendo entregue aos cuidados da mãe, de 20 anos, porém por motivos ainda a serem apurados a criança foi atropelada pela propria van. O SAMU foi acionado, mas a criança não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

De acordo com os depoimentos do boletim de ocorrência, a motorista parou a van em frente a casa do menino, com a porta virada para a rua, e o tio da criança foi desembarcar a irmã, que foi entregue pela monitora na calçada. Em seguida, a mãe de Rhuan passou na frente da van e pegou o menino com a monitora. Ela foi avisada que havia um bilhete da escola na mochila, e a monitora fechou a porta da van.

A motorista da van iniciou a manobra para sair quando sentiu um solavanco e ouviu a mãe de Rhuan gritando. Ao parar o veículo, viu a mãe ainda do lado em que a criança havia desembarcado. Ela acredita que a criança não passou na frente da van, pois não a viu. Apesar da pouca idade, o menino já caminhava.

Já a monitora afirmou em depoimento que trabalha há 7 anos com a motorista, e que foram ao local para entregar as duas crianças. Desembarcou a menina primeiro, passando por trás da van e entregando ao responsável, e retornou para pegar o menino. A mãe estava na porta da van, e a monitora entregou Rhuan para ela, com a bolsa com um bilhete da escola.

Ao ser alertada sobre o bilhete, a mãe colocou a criança no chão para conferir o recado. A monitora ainda falou com a mãe pela janela, a porta foi fechada e a motorista iniciou a manobra para sair. A monitora afirmou que o pneu traseiro atingiu o menino.

Em depoimento, a mãe de Rhuan afirmou que a motorista da van sempre parava com a porta de desembarque voltada para a calçada, porém naquele dia parou com a porta virada para a rua. O irmão, tio da vítima, foi desembarcar a menina, recebendo-a das mãos da monitora. Em seguida, a mãe desembarcou Rhuan e o colocou no chão. Ao pegar a bolsa, foi avisada de um bilhete da escola. A mãe afirmou que andou com o filho pela frente da van e quando chegou a calçada, não teve tempo de subir a criança, que foi atingida pelas rodas dianteira e traseira, se referindo ao lado da calçada.

O caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor. No momento do acidente, havia mais 16 crianças. A motorista, de 50 anos,  trabalha com transporte de crianças há 15 anos.

O corpo de Rhuan foi encaminhado ao IML de Araraquara. A perícia emitirá um laudo, que deverá sair em trinta dias. 

 

Sair da versão mobile