InícioNotíciasGeralEx-afeanas marcam gols e Brasil vence a China na estreia das Olimpíadas

Ex-afeanas marcam gols e Brasil vence a China na estreia das Olimpíadas

Mônica e Andressa Alves fizeram os dois primeiros gols do Brasil nos Jogos Olímpicos

A seleção brasileira feminina começou com o pé direito a caminhada em busca do tão sonhado título dos Jogos Olímpicos. Na tarde desta quarta-feira (3), as comandadas de Vadão confirmaram o favoritismo e venceram a China por 3 a 0 no Estádio Engenhão pela primeira rodada do Grupo E. Mônica e Andressa Alves, duas jogadoras que já defenderam a Ferroviária/Fundesport, marcaram os dois primeiros gols brasileiros no jogo. A atacante Cristiane completou o placar nos últimos minutos da partida. Além de Mônica e Andressa Alves, a Seleção contou com outras duas ex-afeanas: a volante Thaísa e a atacante araraquarense Beatriz.

Por conta do saldo de gols (2 contra 1), o Brasil está na liderança da chave com os mesmos três pontos que a Suécia, que, também nesta quarta (3) encontrou dificuldades para vencer a África do Sul por 1 a 0 também no Engenhão.

O Brasil começou com tudo a partida no Engenhão e por muito pouco não abriu o placar aos 13 minutos, quando Cristiane recebeu cruzamento de Tamires e finalizou para grande defesa da goleira. A China não conseguia trocar mais de cinco passes seguidos e levou um susto aos 33. Cristiane chutou e a zaga salvou em cima da linha. No rebote, Formiga bateu colocado rente a trave. No minuto seguinte, Mônica aproveitou cobrança de escanteio e abriu o placar de cabeça.

O único lance de perigo da China no primeiro tempo veio já nos acréscimos e surgiu de um desentendimento do sistema defensivo brasileiro. Fabiana não percebeu que Bárbara estava deixando a meta após lançamento e quase marcou gol contra. Com a goleira batida, a bola passou raspando a trave.

A China voltou do intervalo com uma postura mais ofensiva do intervalo e só não empatou porque Formiga afastou cruzamento. Aos 13, o Brasil jogou um balde de água fria nas adversárias. Marta fez boa jogada individual pela direita e tocou para Andressa Alves bater de primeira. Na sequência, Rafaelle quase ampliou após cruzamento de Andressinha. A seleção brasileira estava próxima de marcar com Marta, que fez fila e chutou rasteiro para defesa de Zhao Lina.

Nos minutos finais, o técnico Vadão procurou poupar suas principais jogadas já pensando no confronto contra a Suécia. A China praticamente não passava do meio-campo e aceitava o domínio brasileiro, que por muito pouco não ampliou aos 40, quando a bola ficou viva dentro da área após cobrança de escanteio. Quatro minutos depois, Andressinha cobrou falta e Cristiane completou de cabeça.

As duas seleções voltam a campo no próximo sábado (6) pela segunda rodada. O Brasil enfrenta a Suécia às 22h e a China busca a reabilitação contra a África do Sul. Ambos os jogos serão no Engenhão, no Rio de Janeiro.

 

Sair da versão mobile