InícioNotíciasGeralFerroviária aposta em qualificação e integração entre base e profissional

Ferroviária aposta em qualificação e integração entre base e profissional

Trabalho reflete no bom desempenho das categorias de base nas competições estaduais

A Ferroviária busca o diferencial em um cenário de “crise” no futebol brasileiro. A integração entre categorias de base e até mesmo entre a categoria profissional, já é uma realidade no clube. Um projeto a longo prazo, que já colhe seus primeiros frutos.

Vice-líder da Copa Paulista pelo futebol profissional, presente na segunda fase do Campeonato Paulista com as categorias sub-15 e sub-17 e terceira colocada no Paulista Sub-20. O ótimo desempenho em campo não é em vão. “É muito cedo para fazermos prognósticos, mas a expectativa já foi criada. Se gera um otimismo muito grande por parte de todos, mas devemos ter cuidado, pois é o início de um projeto que deve durar no mínimo de 4 a 8 anos para que consigamos tornar a Ferroviária autossuficiente. Esse é o objetivo principal”, explicou PC Oliveira, coordenador de metodologia de treinos da Ferroviária.

Um dos treinadores mais vitoriosos do futsal brasileiro, PC também ressaltou a importância da qualificação dos profissionais nesse processo. “Os profissionais que trabalham na Ferroviária são de altíssimo nível, escolhidos a dedo e com um conhecimento grande do esporte. Isso tem reflexo no dia-a-dia e nos resultados que a Ferroviária vem conseguindo”.

Qualificação

Atento ao diferencial, PC Oliveira inicia em setembro, curso de Gestão Técnica de Futebol, na Universidade do Futebol. Nos últimos dias aliás, essa foi a tônica das categorias de base da Ferroviária; Qualificação profissional. O técnico do Sub-17, Rogério Cuniyoshi, adquiriu o primeiro nível de formação para treinadores – Licença C, em curso promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Vinícius Rovariz, auxiliar do Sub-15, concluiu Pós Graduação em Futebol, na Universidade Federal de Viçosa – instituição referência em futebol. A graduação também lhe permitiu o acesso à licença C de futebol. Ausentes nos últimos jogos das suas respectivas categorias, por conta dos compromissos acadêmicos, Rogério e Vinicius foram representados pelo auxiliar técnico da categoria Sub-20, Júlio Barros, e pelo técnico Leonardo Mendes, que nesta semana inicia curso de qualificação para treinadores ministrado pela Confederação Argentina de Futebol.

“A gente sempre está em contato trocando experiências, metodologias e informações sobre os treinos. Isso é fundamental para o crescimento da base como um todo.” Ressaltou o auxiliar do Sub-15, Vinicius Rovariz.

A integração entre comissões técnicas, somada à qualificação profissional, são elementos que vem constituindo os pilares afeanos na construção de um novo conceito de futebol. Graças ao profissionalismo e uma gestão séria e diferenciada, a Ferroviária vai resgatando sua tradição no cenário nacional e vai consolidando a força coletiva do seu projeto.
 

 

Sair da versão mobile