A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, que começa às 20 horas desta sexta-feira, promete ser um espetáculo grandioso, que irá movimentar mais de cinco mil voluntários durante as apresentações no gramado do Maracanã. Tamanho espetáculo deve ser assistido por mais de três bilhões de pessoas, que acompanharão ao vivo dos lugares mais distantes do mundo.
Apesar da enorme quantidade de espectadores, poucos terão a oportunidade de ver o show no estádio, Apenas 45 mil pessoas compraram ingressos para ir no Estádio. Soma-se a este número os 45 chefes de Estado presentes, além dos 12 mil atletas, de 206 delegações, que desfilarão na cerimônia.
A expectativa para o espetáculo é grande e a cada ensaio realizados, novas informações são colhidas. A abertura terá shows de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Elza Soares, Karol Conka e Mc Sofia. O voo de uma réplica do 14 Bis também está confirmado.
No entanto, a organização afirma que os ensaios revelaram muito pouco, apenas 20% de todo o show, e que muitas surpresas serão reveladas no momento da cerimônia. A maior delas, sem dúvida alguma, é quem acenderá a pira olímpica, mistério guardado a sete chaves.
Essa é a primeira vez que os Jogos Olímpicos são sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. É também a terceira vez que acontecem no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000. O evento ocorre entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe, e foram aprovados durante a 121ª Sessão.
Maior delegação da história
A delegação brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terá 465 atletas, um recorde absoluto do país em competições do gênero. Entre os representantes, serão 209 mulheres e 256 homens. O recorde anterior havia sido registrado em Pequim 2008, quando o Brasil competiu com 277 atletas (132 mulheres e 145 homens). No total, a delegação terá 806 pessoas, entre atletas e oficiais (técnicos, preparadores, médicos…). Alem dos credenciados, cerca de 200 outros profissionais atenderão os atletas brasileiros nas bases exclusivas.
Inicialmente, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) havia anunciado o número total da delegação Brasileira para as Olimpíadas com 462 atletas. Entretanto, a Federação Internacional de Canoagem (ICF) suspendeu por dopping as equipes da Romênia e Bielo-Rússia dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com a realocação das quotas olímpicas, o Brasil herdou a vaga olímpica do K4 Masculino da Bielo-Rússia e, assim, os canoístas Roberto Maehler, Celso Oliveira e Vagner Souto juntam-se à Gilvan Ribeiro na equipe olímpica de Canoagem Velocidade do Brasil para a disputa do K4 Masculino no Rio 2016. Com isso, o número de atletas da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos foi ampliado para 465.
As modalidades com maior número de atletas serão: atletismo (67), futebol (36), natação (33), handebol (28) e polo aquático (26). Em cinco modalidades, o Brasil fará a estreia em Jogos Olímpicos: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre grama e rúgbi.
Além disso, a delegação também disputará pela primeira vez as seguintes competições: canoagem velocidade feminino, polo aquático feminino, ginástica artística masculina por equipes, conjunto de nado sincronizado e saltos ornamentais sincronizado.
Clique aqui para acompanhar a programação e o quadro de medalhas das Olimpíadas 2016

