InícioNotíciasGeralRio 2016: Ovacionado, Bolt avança às semifinais dos 100m

Rio 2016: Ovacionado, Bolt avança às semifinais dos 100m

Jamaicano levou a torcida ao delírio no Estádio Olímpico. O norte-americano Justin Gatlin fez o melhor tempo na prova e o brasileiro Vitor Hugo dos Santos não se classificou. Final será disputada nes

No mundo dos esportes existem pouquíssimos atletas cujo nome é tão poderoso quanto as grandes grifes internacionais. E, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o jamaicano Usain Bolt detém esse status.

Homem mais rápido da história e uma das personalidades mais famosas em todo o planeta, Bolt competiu neste sábado (13) pela primeira vez no Estádio Olímpico. O raio se apresentou na sétima e penúltima bateria dos 100m e assim que entrou no Engenhão foi recebido por calorosos aplausos e por gritos entusiasmados de milhares de fãs que estavam ali, em sua maioria, para vê-lo em ação. “Bolt, Bolt, Bolt”, gritavam.

“Não foi minha melhor largada. Me senti um pouco lento. Não estou acostumado a correr tão cedo em qualquer campeonato. Espero que amanhã eu retorne e me sinta melhor, mais forte”

Dono da melhor marca da história na prova (9s58), Bolt retribuiu os aplausos e, pouco antes da largada, pediu silêncio às arquibancadas. O público atendeu. Mas esse clima sereno mudou imediatamente quando os nove atletas dispararam. O som de gritos e aplausos retornou e encheu o estádio durante toda a disputa, que durou menos de 11 segundos.

Correndo na Raia 6, Bolt fez apenas o necessário para avançar às semifinais. O jamaicano venceu a disputa com o tempo de 10s07, a quarta melhor marca dentre os 72 atletas que disputaram as nove baterias das eliminatórias. O recordista mundial foi mais lento do que seu maior concorrente, o norte-americano Justin Gatlin, que, na segunda bateria, fez o melhor tempo do dia, com 10s01. Bolt também teve seu tempo superado pelo marfinense Ben Youssef (10s03) e pelo canadense Andre de Grasse (10s04).

“Não foi minha melhor largada”, avaliou o jamaicano. “Me senti um pouco lento. Não estou acostumado a correr tão cedo em qualquer campeonato. Espero que amanhã eu retorne e me sinta melhor, mais forte”, continuou Bolt.

Justin Gatlin deixou o estádio feliz por ter visto o público participar de modo tão marcante. “A torcida estava maravilhosa. Eles têm a cultura de festejar. É muito empolgante. Vamos levar isso para dentro da pista”, declarou o velocista. Sobre a prova e o fato de ter feito o melhor tempo do dia, ele afirmou: “Eu me senti bem. Mas acho que vou ter que correr um pouquinho mais rápido para ganhar essa medalha”.

Dos 72 atletas que correram os 100m neste sábado, 24 avançaram às semifinais: os dois mais rápidos de cada uma das oito baterias e os oito atletas com os melhores tempos depois deles. Único brasileiro na disputa, Vitor Hugo dos Santos competiu na oitava e última bateria. Ele fechou a prova dele em quinto lugar, com 10s36, empatado com o holandês Solomon Bockarie. No geral, Vitor terminou em 48º, empatado com outros dois atletas, e não conseguiu vaga para as semifinais.

Encerradas as provas classificatórias, o Brasil e mundo esperam com ansiedade a chegada da noite deste domingo (14.8), quando o homem mais rápido dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será finalmente conhecido.

A primeira semifinal será às 21h. Às 21h07, Usain Bolt, acompanhado de feras como Andre de Grasse e o norte-americano Trayvon Bromel, competem na segunda semifinal. Às 21h14, é a vez de Justin Gatlin, Yohan Blake (JAM) & Cia. partirem em busca de vagas para a final.

Então, às 22h25, os oito homens mais rápidos dos Jogos Rio 2016 finalmente se alinharão para a disputa da decisão. Serão menos de 10 segundos de espera e, ao final, uma das medalhas de ouro mais emocionantes das Olimpíadas terá um dono. Um corredor que a torcida brasileira, como demonstrou neste sábado, torce para que seja Usain Bolt.

 

Sair da versão mobile