InícioNotíciasGeralClube Náutico destaca importância da vacinação contra febre amarela

Clube Náutico destaca importância da vacinação contra febre amarela

Clube ressalta ações voltadas aos funcionários e associados com o objetivo de conscientização
Em nota distribuída à imprensa na manhã deste sábado, dia 25, após órgão de Saúde do Estado e município de Américo Brasiliense interditarem o Clube Náutico, suspeito de ser um provável local de infecção da febre amarela, a diretoria do clube disse que “vem determinando ações para conscientização de seus associados sobre a importância da imunização, pois a vacina é a única forma de proteção contra a doença. Por nossa iniciativa nos juntamos à Secretaria Estadual da Saúde e às Prefeituras de Araraquara e Américo Brasiliense para realizar uma campanha de orientação das populações desses municípios, ultrapassando até mesmo a esfera de atuação que nos compete, que é alcançar todo o quadro associativo.
 
Mais ainda, por exclusiva proposta do Náutico junto ao departamento de jornalismo da Rádio Morada do Sol, que tem altíssima penetração na opinião pública da região, foi encampada uma ação informativa eficaz e abrangente, sugerindo com vivo empenho que as pessoas procurem os postos de saúde para se vacinar, cedendo até instalações para um ponto de vacinação defronte à emissora, na Avenida Bento de Abreu.
 
Em verdade, trata-se de moléstia passível de imunização, cujo dever é exclusivamente do Poder Público, por meio de seus órgãos de saúde. Diferentemente de outras doenças, uma epidemia somente ocorre quando os órgãos públicos não promovem a vacinação.
 
As maciças campanhas de orientação de iniciativa do Náutico e da rádio deram-se em razão da injustificável omissão dos órgãos responsáveis. Exemplo vívido dessa inoperância é o fato de que Américo Brasiliense não possuía doses de vacina sequer para imunizar os empregados do clube, a ponto de um de seus colaboradores ter sido obrigado a deslocar-se até Araraquara, para buscar um agente que realizasse a vacinação dos demais. 
 
O Clube Náutico Araraquara, há 53 anos presente no dia-a-dia das comunidades da nossa microrregião e participante ativo de várias causas dessas populações, repudia veementemente a forma como vem sendo tratado o problema pelas autoridades de saúde envolvidas, uma vez que desde o óbito de uma moradora de Américo Brasiliense, em janeiro, não se viu nas cidades do entorno nenhuma campanha oficial de alerta e providências para aumentar a cobertura vacinal.
 
Tentar valer-se de uma medida isolada e ostensiva, como essa despropositada interdição, para disfarçar a omissão do Poder Público, além de ser inegavelmente injusto, não resolve o problema e mantém os cidadãos reféns da falta de política pública de saúde.
 
O Clube tomará todas as medidas cabíveis visando demonstrar que não pode ser tratado como bode expiatório da questão, até mesmo porque não se cogitou em nenhum momento de interditar toda a zona rural das cidades no entorno de nossa sede campestre”, concluiu a nota.

 

Sair da versão mobile