InícioEsporteConfira o retrospecto e os jogos marcantes entre Ferroviária e Palmeiras

Confira o retrospecto e os jogos marcantes entre Ferroviária e Palmeiras

Equipes voltam a se enfrentar neste domingo em São Paulo

A história de confrontos entre Ferroviária e Palmeiras ganhará um novo capítulo hoje, no Allianz Parque. Para o torcedor afeano, a vitória por 2 a 1 conquistada no Paulistão do ano passado, em pleno Allianz Parque, ainda segue viva na memória. Antes desse confronto, no entanto, as duas equipes ficaram 20 anos sem se enfrentar. Ao todo, a Ferroviária mediu forças como Palmeiras em 76 oportunidades. Aliás, o Verdão é a segunda equipe que a Locomotiva mais jogou na elite do futebol do estado. Em duelos válidos pelo Paulistão, o time da capital venceu em 44 oportunidades, a Ferroviária triunfou 10 vezes, havendo ainda 22 empates. Os afeanos anotaram 84 gols, enquanto palestrinos assinalaram 122.

Últimas vitórias da Ferroviária

No Paulistão de 2016, sob o comando do técnico português Sérgio Vieira, a Locomotiva foi até o Allianz Parque e apresentou um futebol envolvente, marcado por um toque de bola rápido que encantou a mídia esportiva. Com mais posse de bola na casa do adversário, a Ferroviária superou o Palmeiras por 2 a 1, com um gol marcado por Fernando Gabriel em cobrança de falta no primeiro tempo. Na etapa complementar, Cristaldo empatou para o Verdão, mas nos últimos minutos de jogo, Rafinha recebeu belo passe de Matheus Rosseto para tocar na saída de Fernando Prass e comemorar a vitória debaixo de muita chuva. A vitória no entanto, fez a auto-estima da equipe subir exageradamente, já que a partir daí o time passou a acumular resultados negativos no estadual e se salvou do rebaixamento apenas na última rodada, empatando sem gols com o Linense em Lins.

Na Fonte Luminosa, a última vitória da Ferroviária sobre o Palmeiras aconteceu no dia 17 de junho de 1987, ocasião em que a Locomotiva suplantou o adversário por 1 a 0, gol anotado por Rubens Feijão. Sérgio Clérice, que também foi treinador do Palmeiras, além de ser o brasileiro que jogou por mais times no futebol italiano, era o técnico da AFE. A partida, que teve Dulcídio Wanderley Boschílla no apito, recebeu um público de 6.178 pagantes. Com este resultado, a Ferroviária encerrou a sequência de 11 jogos sem vencer o adversário no Campeonato Paulista.

Última vitória do Palmeiras

A última vitória do Verdão sobre a Locomotiva aconteceu em abril de 1996, ano em que o time da capital sagrou-se campeão com uma campanha impecável. Os gols da vitória palmeirense por 5 a 1 na Fonte Luminosa foram anotados por Luizão (2), Rivaldo (2) e Gustavo. A boa diferença de gols, no entanto, não caracterizou a maior goleada da história do confronto. Em janeiro do mesmo ano, o recorde foi estabelecido após o Alviverde vencer a Ferroviária por 6 a 1, desta vez com tentos anotados por Luizão (2), Djalminha (2), Müller e Paulo Isidoro.
 
Vitória mais expressiva da Ferroviária frente o Palmeiras

No Campeonato Paulista de 1960, a Ferroviária terminou o certame na 6ª colocação. O time de Araraquara fez belas exibições pelo campeonato, como a goleada sobre o Palmeiras, em pleno Parque Antártica, por 4 a 1. Bazani, Baiano, Faustino e Dudu marcaram para a Locomotiva, ao passo que Chinesinho anotou o tento de honra dos palmeirenses.

Ferroviária deixa o Palmeiras de fora da final

No Paulistão de 1990, o Palmeiras amargava mais um ano de seu jejum de títulos no Estadual. O Verdão esteve muito próximo de disputar o título do certame com o Bragantino. Para isso, bastava vencer a Ferroviária, jogando em casa, na última rodada do certame. Bravamente, o time de Araraquara resistiu à pressão palmeirense, que resultou no empate por 0 a 0. Com isso, o Novorizontino classificou-se, fazendo a famosa final caipira no Campeonato Paulista. Infelizmente, após o jogo, um segmento da torcida do Palmeiras invadiu a sala de troféus do clube, deteriorando o local, que abrigava até então, as maiores conquistas do time.

Maior público pagante na história da Fonte Luminosa

A Ferroviária teve uma notória participação no Campeonato Paulista de 1993. Tratou-se da última grande campanha do time na competição. O escrete orientado pelo técnico Vail Motta chegou até o octogonal final do certame, terminando na 6ª colocação.

Um dado interessante envolve o duelo entre Ferroviária e Paulista realizado no dia 22 de maio de 1993, quando uma plateia de 19.421 torcedores estiveram presentes no estádio para acompanhar o jogo, que terminou com a vitória do Palmeiras por 1 a 0. Em se tratando de público, até hoje não houve a superação do número de espectadores, no que diz respeito aos confrontos da AFE.

Gol mais lindo da carreira e o apelido de Animal

Na citada partida em que a Locomotiva enfrentou de igual para igual o milionário time do Palmeiras, que contava com um vultoso aporte financeiro da empresa Parmalat, o gol dos palmeirenses saiu apenas aos 38 minutos do segundo tempo, quando numa jogada genial, Edmundo anotou o gol do Palmeiras. Indagado em várias entrevistas sobre o gol mais bonito de sua carreira, ele cita o tento anotado nesse jogo.

Outro detalhe curioso é que no ano de 1993 a tevê Manchete também transmitia os duelos do Paulistão, sob a batuta de Osmar Santos. A cada jogo veiculado a equipe escolhia o jogador ‘animal’ em campo, que significa ser o destaque da partida. Em virtude do lindo gol marcado por Edmundo, ele acabou sendo eleito o ‘animal do confronto’. Diferente dos outros atletas escolhidos nas jornadas anteriores, o apelido pegou, sendo associado ao atleta até o término de sua carreira.

As informações são do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara.

 

 

Sair da versão mobile