InícioEsporteGuerreiras Grenás estreiam neste domingo no Brasileirão Feminino

Guerreiras Grenás estreiam neste domingo no Brasileirão Feminino

Campeã em 2014, Ferroviária/Fundesport recebe o Rio Preto, time que levantou o caneco em 2015

Neste domingo, às 16 horas, na Arena Fonte Luminosa, as Guerreiras Grenás vão a campo pela primeira vez em 2017. O time araraquarense recebe o Rio Preto em duelo válido pela primeira rodada do Brasileirão Feminino 2017. A partida tem entrada gratuita.

O jogo deste domingo marcará o encontro entre duas equipes que já levantaram a taça da competição. A Ferroviária/Fundesport foi campeã em 2014, comandada pelo técnico Douglas Onça, em sua primeira participação na competição nacional. No ano seguinte foi a vez do Rio Preto faturar o título. A goleira Luciana (foto), que voltou a defender a Ferroviária, foi campeã nacional com as duas equipes.

O time araraquarense também ostenta marcas históricas dentro do torneio, que chega à sua quarta edição em 2017. Além de ser o único time a conquistar o título com uma campanha invicta, a Ferroviária também é dona da maior goleada aplicada em todas as edições: 16 a 1 sobre o Pinheirense em outubro de 2014. Naquela mesma edição, o time teve a artilheira do campeonato, Raquel, que marcou 14 gols, marca que também é a maior ao lado de Gabi Nunes, que também marcou o mesmo número de gols em 2015 pelo Centro Olímpico.

Time reformulado

Para essa edição, a Ferroviária vem comandada pela técnica Michele Kanitz, que assumiu a equipe no final do ano passado e dirigiu o time na Copa Libertadores da América. A treinadora vem comandando um processo de reformulação. Com o intuito de reforçar o time que não teve uma boa participação em 2016, a diretoria trouxe alguns reforços.

A goleira Luciana e a meia Raquel, que chegaram à equipe no final do ano passado para disputar a Libertadores, renovaram e seguem com as Guerreiras Grenás. A atacante Rafaela Travalão, que defendeu a equipe em 2014 e 2015 e fez parte da Seleção Permanente, está de volta ao time. Outras contratações são a volante Carol Tavares a atacante Kamila Chaves, vindas do América-MG, e a lateral-esquerda Raquel Julião, ex-Francana.

Para a partida deste domingo, a Ferroviária será escalada com Luciana no gol, Juliana e Isabela nas laterais, Carol Pretona e Luana na zaga. O meio contará com Nicoly, Julianinha, Patrícia e Rafaela, com o ataque formado por Raquel e Paula.

Novo formato

Dezesseis times disputarão o título do Brasileirão Feminino de 12 de março a 19 de julho. A maior novidade deste ano é que a competição foi dividida em duas divisões: Série A1 e A2 e passa a valer vaga na Libertadores, o que até então era um privilégio do campeão da Copa do Brasil.

A Ferroviária integra a Série A1, que tem sua primeira rodada realizada neste final de semana. O formato prevê dois grupos, de oito clubes cada, com turno e returno. As Guerreiras Grenás fazem parte do Grupo 2, que conta ainda com Flamengo-RJ, Foz Cataratas-PR, Ponte Preta-SP, Rio Preto-SP, Santos-SP, São José-SP e Vitória-BA. Já o Grupo 1 é formado por Audax-SP, Corinthians-SP, Grêmio-RS, Iranduba-AM, Kindermann-SC, São Francisco-BA, Sport-PE e Vitória-PE.

Avançarão às quartas de final os quatro times melhores colocados de cada grupo. Nesta fase, serão disputados jogos de ida e volta, assim como na semifinal e na final. Portanto, as equipes que chegarem à decisão terão feito 20 partidas. Os times eliminados na primeira fase terão atuado 14 vezes. A Série A2 tem previsão de início para maio. Com as divisões, a competição agora terá acesso e descenso. As duas equipes piores colocadas na A1 em 2017, disputarão a A2 em 2018. Consequentemente, os dois finalistas da A2 em 2017, disputarão a A1 em 2018.

 

Sair da versão mobile