InícioEsporteFerroviária joga para permanecer na elite

Ferroviária joga para permanecer na elite

Time araraquarense encara o Botafogo em Ribeirão Preto em jogo que definirá sua presença do Paulistão de 2018

Nesta quarta-feira, às 21h45, a Ferroviária entrará em campo para definir sua permanência na elite do futebol paulista de 2018. O time araraquarense encara o Botafogo no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Paulistão 2017.

A equipe araraquarense demorou a engrenar no estadual, mas atualmente comemora uma boa fase que já dura três jogos dem derrotas. Alguns torcedores mais supersticiosos atribuem o bom momento ao uniforme azul, que foi desenvolvido em homenagem aos 200 anos de Araraquara. A vestimenta foi utilizada pela primeira vez na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0 na Fonte Luminosa e depois foi mantida no empate por 0 a 0 com o São Bernardo e na vitória por 3 a 1 sobre o Ituano. Os três resultados fizeram a equipe do técnico PC de Oliveira saltar da última para a 12ª colocação.

Risco de queda

A Locomotiva possui 12 pontos (três vitórias, três empates e cinco derrotas), e precisa de uma vitória para depender apenas de si própria para escapar do rebaixamento. Por outro lado, a equipe grená pode até mesmo se garantir na elite no caso de um empate ou até mesmo uma derrota, mas nesses dois casos dependeria de uma combinação favorável de resultados, ou seja, precisaria contar com tropeços dos times que se encontram abaixo na tabela de classificação geral do estadual.

Os outros times que correm risco de rebaixamento são Ituano (13 pontos) e Red Bull (12), que se enfrentam em Itu; Audax (9) e Santo André (11), que se enfrentam em Osasco; São Bento (10), que encara o Mirassol fora de casa; e o São Bernardo (10), que enfrenta o São Paulo em casa.

Torneio do Interior

A Ferroviária não tem mais chances de conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, mas pode prolongar sua passagem no Paulistão 2017 com uma participação no Torneio do Interior, que contará com as equipes que ficarão posicionadas entre a 9ª e a 14ª colocação, ou seja, envolverá os times que não caírem e aqueles que não se classificarem para as quartas de final do estadual.

Último jogo de PC

Tudo indica que o jogo desta quarta-feira marcará a despedida do técnico PC de Oliveira, que deve retornar à Seleção Brasileira de Futsal, que o liberou somente para a fase inicial do Paulistão. O treinador não confirmou oficialmente sua saída, pois nos últimos dias quis focar apenas em tirar a Ferroviária da situação incômoda na competição estadual.

O técnico araraquarense comandou seu último treino na manhã desta terça-feira na Arena Fonte Luminosa, onde realizou um rápido treino coletivo com a mesma escalação utilizada na vitória sobre o Ituano no final de semana. Em um clima de descontração e confiança, o elenco também ensaiou algumas jogadas e realizou um treino recreativo ao final das atividades.

A Locomotiva não tem nenhum atleta suspenso por cartões, mas ainda sofre com duas baixas no ataque, já que Capixaba e Elder Santana se lesionaram na semana passada. Assim, será mantido o esquema 3-5-2 com Tadeu no gol, Luan, Patrick e Leandro Amaro na zaga, Jonathan Bocão, Willian Cordeiro, Makelelê, Kelvy e Alan Mineiro no meio; Juninho e Tiago Marques no ataque.

Botafogo quer vencer

O Botafogo precisa de um simples empate para se garantir na fase de mata-mata do Paulistão, mas entrará em campo focado na vitória. O técnico Moacir Júnior assegura que a ordem é manter a concentração para buscar os três pontos em casa. “Respeitamos demais a equipe da Ferroviária e nosso foco está todo nesta partida. Não existe nenhum clima de euforia ou de já ganhou aqui dentro do Botafogo e vamos nos concentrar para poder fazer um grande jogo”, explicou o comandante.

O time de Ribeirão Preto contará com o retorno do volante Biléu, que retorna de suspensão, mas não poderá contar com o zagueiro Filipe, que foi punido com o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Red Bull Brasil. Matheus Mancini, Caio Ruan e Carlos Henrique estão no páreo para ficarem com a vaga, porém o treinador não confirmou quem irá jogar.

Clique aqui e confira a classificação e os jogos da última rodada.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Data/Horário: Quarta-feira, 29 de março, às 21h45.
Arbitragem: Rafael Gomes Felix da Silva, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa.

BOTAFOGO – Neneca; Samuel Santos, Gualberto, Matheus Mancini e Fernandinho; Biléu, Marcão Silva, Diego Pituca e Kauê; Marcão e Francis. Técnico: Moacir Júnior

FERROVIÁRIA – Tadeu; Patrick, Luan e Leandro Amaro; Jonathan, Fábio Souza, Juninho, Kelvy, Alan Mineiro e Willian Cordeiro; Tiago Marques. Técnico: PC de Oliveira.

 

Sair da versão mobile