O Circuito Sesc de Artes traz em sua programação diferentes ações de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuaiseliteratura. Realizado pelo Sesc São Paulo, em 2017 o evento itinera por 118 cidades (quatro a mais que no ano passado) do interior, litoral e Grande São Paulo. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.
A programação envolve 80 trabalhos artísticos com 529 artistas em 882 apresentações, sempre de sexta a domingo.
Principais atrações
No fim de semana de 28 a 30 de abril, o grupo Maracatu Bloco de Pedra, um dos principais da cidade de São Paulo, se apresenta em Tabatinga, Taquaritinga e Matão, tocando toadas tradicionais e composições próprias em seu cortejo. Essas três cidades também recebem o regionalismo pernambucano do artista Valdeck de Garanhuns, com a oficina Xilogravura e Boizinho, que orienta o público a confeccionar uma miniatura do boi a partir de isopor e as enfeitam com papel, fitas, lantejoulas e outros materiais. A intervenção literária Nas Abas do Meu Cordel, da Cia. da M.A.T.I.L.D.E, passam pelas cidades com adivinhas, trava-línguas e as próprias histórias narradas com música ao vivo, explorando o universo da literatura de cordel, inspirando em autores como Patativa do Assaré e João Peron.
Entre os dias 5 e 7 de maio, o grupo Jazz ao Pôr do Sol faz show em Dourado, Ibitinga e Jaú. Conhecido na noite paulistana, DJ Tahira também se apresenta nas três cidades com seu repertório de música brasileira, latina e africana. Por lá, também irá passar o grupo português de literatura Caldas da Rainha, apresentando a performance As Contadeiras, onde narram histórias inspiradas no poeta Fernando Pessoa e no escritor José Saramago.O público também vai dançar junto com o projeto FunkSoulGroove, do coletivo Chemical Funk, em uma grande jam session com passos marcados e improvisados, ao som de James Brown, Aretha Franklin, Tim Maia, entre outros.
Gabinete de Curiosidades e Habilidades, que participa pelo segundo ano consecutivo com nova programação, levando aos espaços públicos, à moda dos traveling shows, cinema, literatura, artes visuais e Tecnologias. Serão exibidos filmes mudos em curta metragem dirigidos e protagonizados por Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos, e ainda oficinas de Xilogravura, Boizinho e Efeitos Especiais de Cinema, além de um acervo de livros para atividades coletivas de leitura e mediação.
As apresentações serão realizadas em espaços públicos, como praças e ruas para todos os públicos com atividades gratuitas. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais.
Confira a programação
Roteiro 6
Dourado | 5 de maio, sexta, das 16h às 21h30
Praça da Igreja Matriz São João da Boa Vista
Ibitinga | 6 de maio, sábado, das 16h às 21h30
Praça João Abrão
Jaú | 7 de maio, domingo, das 16h às 21h30
Parque do Rio Jaú
Atrações
Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella
ARTES VISUAIS
Efeitos Especiais em Cinema
RPZ Filmes (SP)
Que tal protagonizar uma cena de cinema? A tecnologia do Chroma Key, que ajuda na criação dos efeitos especiais nos filmes, insere o participante em cenas emblemáticas. O público vai viver seu momento de estrela – e garantir que alguém registre seu sucesso, filmando tudo com o celular.
CINEMA
Curta(s) Chaplin
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.
LITERATURA
Palavra + Imagem
gRUPOêBA! (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.
LITERATURA
As Contadeiras
Caldas da Rainha (POR)
Nesta performance tragicômica, duas contadoras de histórias portuguesas desfiam narrativas inspiradas no poeta Fernando Pessoa e no escritor José Saramago.
Moscas Inconclusas
Rafa Carvalho e Fabiano Carriero (SP)
Nesta intervenção poético-visual, os poetas produzem poesia em guardanapos de papel pendurados num varal.
CIRCO
CabaretVolant
Irmãos Sabatino (SP)
Barra fixa, tecido acrobático e voo em trapézios são as atrações aéreas deste espétáculo que se passa nas alturas. Homenageando os cabarés franceses da Belle Époque, a performance conta a história de um apresentador apaixonado que quer se casar a qualquer custo.
TEATRO
Brasil Pequeno Itinerante
GeniferGerhardt (RS)
A palhaça e bonequeira GeniferGerhardt lança mão da delicadeza de bonecos em miniatura para abordar histórias colhidas em viagens por povoados do interior do país. Tocando sua sanfona, ela revela bonecos e objetos guardados no bolso, de onde saem para conquistar a plateia.
DANÇA
FunkSoulGroove
Chemical Funk (SP)
Os artistas do coletivo tiram o público para dançar nesta grande jamsession. Momentos de improviso, passos marcados e pocket shows criam a atmosfera que envolve os participantes, embalados por sucessos de James Brown, Aretha Franklin, Tim Maia e Sandra Sá, entre outros.
MÚSICA
Jazz ao Pôr do Sol (SP)
O grupo apresenta um híbrido de discotecagem e música ao vivo em formato de jamsession. No repertório constam músicas autorais, standards de jazz reinterpretadas eletronicamente e clássicos de pista de dança apresentados como música instrumental.
DJ Tahira (SP)
Nome importante da noite paulistana, o DJ e pesquisador musical tem mais de 20 anos de experiência e turnês internacionais no currículo. Seu repertório atravessa várias décadas e estilos musicais e são claras as influências da música brasileira, latina e africana nos seus sets.
Roteiro 5
Tabatinga | 28 de abril, sexta, das 16h às 21h30
Praça 8 de Maio – Rua Prudente de Morais
Taquaritinga | 29 de abril, sábado, das 16h às 21h30
Praça da Igreja, Waldemar D´Ambrósio
Matão | 30 de abril, domingo, das 16h às 21h30
Parque Ecológico, Av. BortoloBiava
ATRAÇÕES
Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.
ARTES VISUAIS
Xilogravura e Boizinho
Valdeck de Garanhuns (PE)
O bumba meu boi, festa folclórica brasileira, conta a história da ressurreição de um boi. Ela adquiriu características próprias em cada região do país. Nesta oficina, o participante confecciona uma miniatura do boi a partir de isopor e as enfeitam com papel, fitas, lantejoulas e outros materiais.
CINEMA
Curta(s) Chaplin
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.
LITERATURA
Palavra + Imagem
Coletivo Rodas de Leitura (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.
LITERATURA
Nas Abas do Meu Cordel
Cia. da M.A.T.I.L.D.E (SP)
Reis, princesas, fadas e gigantes são alguns dos personagens que povoam esta intervenção literária recheada de cantigas e narrativas rimadas. Com adivinhas, trava-línguas e as próprias histórias narradas com música ao vivo, o grupo explora o universo da literatura de cordel, inspirando se em autores como Patativa do Assaré e João Peron.
DANÇA
Flou!
IeltxuOrtueta (SP)
Nesta performance interativa e coletiva, o público assiste ao artistae o ajuda a pintar uma folha em branco esticada no chão. Os rabiscos coloridos acompanham a movimentação dos corpos no ritmo da trilha sonora de Gil Fuser.
TEATRO
Theatro Misterioso
Cia. Mevitevendo (SP)
Flutuando no tempo e em algum ponto entre o real e o sonho, este espetáculo presta homenagem aos teatros ambulantes. Atores, máscaras e bonecos se relacionam sem palavras. Personagens inusitados, como um peixe voador e uma cantora fantasma, tratam de temas como a passagem do tempo, a liberdade e o amor.
CIRCO
Máquina de Brasilidades
Clownbaret (SP)
Como em um caça-níqueis, o público aciona a alavanca dessa máquina diferente para escolher um tema da cultura brasileira a ser desenvolvido pela trupe. Acompanhados de música original ao vivo, os palhaços apresentam esquetes cômicos sobre capoeira, boi-bumbá e comidas brasileiras, entre outros temas.
MÚSICA
Maracatu Bloco de Pedra (SP)
O maior grupo de maracatu de São Paulo apresenta em seu cortejo a música, a dança e o canto dessa tradicional manifestação da cultura afrobrasileira. A orquestra contempla toadas tradicionais e composições próprias, arrebatando o público com o vigor da percussão brasileira e os passos coreografados.
Serviço:
Circuito Sesc de Artes 2017 – Roteiros 5 e 6
Período: de 28 de abril a 7 de maio de 2017
Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.
Grátis.
Livre.