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Dias das mães: faturamento do comércio pode chegar a R$ 1 bilhão

Comércio de Araraquara tem horário especial para o Dia das Mães nesta sexta-feira (12)

O comércio de Araraquara funcionará em horário especial nesta sexta-feira (12), quando as lojas do Centro da cidade abrirão das 9h às 22h. No sábado (13), o atendimento será das 9h às 17h.

Os comerciantes estão otimistas com as vendas, já que essa data é considerada a segunda melhor do ano para o setor varejista, ficando atrás somente do Natal. A expectativa é de um crescimento entre 3% e 7% com relação ao mesmo período do ano passado. Isso corresponde a um faturamento que pode chegar a R$ 1,35 bilhão.

A projeção é do Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), que atua em parceria com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo da Unesp. Os números são ainda mais expressivos se considerar que nos últimos dois anos houve um recuo das vendas e o comércio registrou queda no faturamento.

De acordo com a economista Délis Magalhães, a projeção de crescimento para este ano é baseada em um estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que indica que o varejo no Estado deve faturar R$ 50 bilhões no mês, uma alta de 4% em relação a 2016. Segundo ela, Araraquara responde por 2,7% do faturamento do Estado, podendo atingir até R$ 1,35 bilhão em vendas no mês das mães.

A economista, no entanto, analisa os números com cautela. “Apesar da projeção otimista de crescimento de até 7% em relação ao ano passado, alguns fatores podem afetar negativamente o aquecimento das vendas nessa data, como a proposta de mudança nas leis trabalhistas, que tem gerado incertezas num momento de níveis de desemprego ainda altos. A confiança do consumidor acaba abalada, podendo resultar num gasto menor com as compras de presentes e supérfluos. Apesar disso, espera-se que o crescimento atinja pelo menos 3% em relação ao ano passado”, afirma Délis.

Ela destaca, ainda, que os comerciantes que optarem por preços e condições de pagamento mais atrativas, além de produtos personalizados, acabarão saindo na frente.

 

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