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Comércio da região fatura R$ 1,3 bilhão em fevereiro

Esse é o segundo melhor desempenho do Estado, segundo dados da FecomercioSP

Em fevereiro, o faturamento real do comércio varejista na região de Araraquara atingiu R$ 1,3 bilhão, alta de 8,2% em relação ao mesmo período de 2016. Esse foi o segundo melhor desempenho entre as 16 regiões do Estado de São Paulo. O valor também foi o maior para o mês de fevereiro desde o início da série histórica, em 2008. No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas cresceram 7,4%.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Entre as nove atividades analisadas, apenas os segmentos de materiais de construção (-4,4% e impacto negativo de 0,3 pontos porcentual (p.p.) para o resultado geral) e concessionárias de veículos (-1,7% e contribuição de -0,2 p.p.) apresentaram queda no faturamento em fevereiro no comparativo com o mesmo mês de 2016. Os destaques positivos foram os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (39,6%), supermercados (9,4%) e outras atividades (8,4%)que, em conjunto, contribuíram com 7,1 p.p. para o crescimento das vendas do varejo da região de Araraquara.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, o que está por trás desse desempenho favorável – e que consegue ampliar o nível de consumo na região – são os bons números do agronegócio com preços de algumas commodities em alta (como laranja e açúcar) e crescimento da safra.

Para o Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), o otimismo e o aumento da confiança que pairavam sobre a economia no início do ano contribuíram para alavancar as vendas. “As contratações de funcionários temporários para o Natal aumentaram a renda para o consumo, considerando ainda que muitos continuaram nos postos em janeiro e fevereiro. A expectativa de renda extra com os saques do FGTS, que teriam início em março, elevou a propensão ao consumo”, afirma a economista Délis Magalhães.

 

Desempenho estadual

As vendas no comércio varejista do Estado de São Paulo registraram queda de 0,8% em fevereiro, na comparação com mesmo mês de 2016. O resultado, porém, não interrompe a série de crescimento no faturamento do setor, pois se deve considerar o efeito calendário já que ano passado foi bissexto, ou seja, um dia a mais em fevereiro. O varejo paulista registrou faturamento real de R$ 45,3 bilhões no mês, R$ 370,9 milhões abaixo do valor apurado em fevereiro de 2016. Vale destacar que a média diária das vendas reais em fevereiro de 2017 foi 2,7% superior a fevereiro do ano passado, o que torna o resultado de -0,8% mais favorável do que pode parecer com a análise isolada do número. No acumulado dos dois primeiros meses deste ano, as vendas no varejo cresceram 1,7%, em termos reais, o que representa R$ 1,6 bilhão a mais de receita. Considerando os últimos 12 meses, o setor apresentou alta de 0,5% nas vendas.

Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, sete apresentaram crescimento no faturamento real na comparação com o mesmo mês de 2016, com destaque para Marília (8,7%), Araraquara (8,2%) e Ribeirão Preto (4,4%). As maiores quedas nas vendas foram registradas nas regiões de Osasco (-12,3%), Bauru (-7%) e Litoral (-5,5%).

Das nove atividades pesquisadas, três mostraram aumento em seu faturamento real em fevereiro, na comparação com mesmo mês de 2016: farmácias e perfumarias (16,1%), autopeças e acessórios (13,0%) e outras atividades (0,9%). Essas altas contribuíram para o resultado geral com 1,6 p.p..

As retrações registradas pelos setores de concessionárias de veículos (-8,6%), eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-5,7%) e supermercados (-1,4%) foram determinantes para o desempenho negativo impactando com-1,9 p.p. no resultado geral.

 

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