Com mais de 12 mil pagantes no Major Levy Sobrinho, o Nacional foi um visitante indigesto e venceu o Paulistão A3 de 2017. Após perder em casa por 1 a 0, o time da capital veio a Limeira precisando vencer por dois gols de diferença para ficar com a taça. E conseguiu. Laécio, no primeiro tempo, e Negueba, no segundo, marcaram os gols nacionalinos.
Com isso, o Nacional fechou o mata-mata com 100% de aproveitamento como visitante. Após empatar com o Rio Branco nas quartas de final, eliminou o rival com uma vitória em Americana. Na semifinal, perdeu para o Olímpia por 1 a 0 no Nicolau Alayon, mas no interior venceu pelo mesmo placar e conseguiu o acesso nos pênaltis.
Com o apoio da torcida, a Inter começou em cima. O Nacional errava muitos passes e o time limeirense usava da velocidade para criar as chances de perigo. Porém, em uma bola parada, o Nacional mudou o panorama do jogo. Após escanteio, Laécio subiu e cabeceou bem para abrir o placar.
O gol balançou o time da casa, que passou a errar mais. Mais tranquilo, já que o 1 a 0 levava para os pênaltis, o Nacional teve calma para segurar o resultado até o intervalo.
No segundo tempo a Inter de Limeira tentou novamente sair para o ataque, mas o Nacional usou da paciência para segurar os limeirenses e o fator surpresa para pular à frente no placar agregado. Após boa jogada, Negueba apareceu na frente do goleiro Rafael Pin e bateu cruzado para ampliar para o Nacional aos cinco minutos.
A partir daí o jogo foi um só: Inter atacando, e Nacional dando as respostas. Apesar da insistência dos donos da casa, foram os visitantes quem ficaram mais perto de ampliar. Em uma cobrança de falta, o Nacional acertou o travessão e, em um contra-ataque, o artilheiro Léo Castro acabou perdendo a passada e a chance de marcar mais um.
Os gols perdidos, porém, não fizeram falta. O Nacional pela terceira vez se sagrou campeão do terceiro escalão paulista (os outros títulos foram em 1994 e 2000).