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Dia dos Namorados: comércio espera alta de 5% nas vendas

Cerca de 10% dos lojistas de Araraquara pretendem abrir vagas de trabalho

O varejo de Araraquara espera um aumento de até 5% nas vendas para o Dia dos Namorados. A projeçãoé baseada em um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), que iniciou uma série de pesquisas para medir e analisar as expectativas dos comerciantes locais para as principais datas comemorativas.

O Dia dos Namorados é a última data importante do primeiro semestre para o varejo. Segundo o Núcleo de Economia do Sincomercio, que atua em parceria com a Unesp, em tempos dificuldades nas vendas, as datas comemorativas de uma forma geral acabam tendo grande relevância para o setor.

“Essa expectativa otimista deve-se principalmente à baixa base de comparação, pois 2016 foi um dos anos de maior perda para o comércio local nesta data. O aumento na confiança do consumidor na cidade, medida pelo ICC (Índice de Confiança do Consumidor), também colabora para essa projeção de melhora nas vendas, indicando que, mesmo com as instabilidades políticas, o consumidor local tem sentido uma melhora em sua renda”, afirma a economista do Sincomercio, Délis Magalhães.

Segundo ela, em uma visão mais realista, as vendas se manterão ao menos iguais às registradas no ano passado, sem prejuízos. O Núcleo de Economia do Sincomercio entrevistou, nos dias 31 de maio e 1º de junho, 60 lojistas de Araraquara em diferentes ramos do varejo. De acordo com a pesquisa, mais de 80% deles esperam um aumento nas vendas ou ao menos uma estabilidade em relação a 2016.

Por terem maior relação com a data, os setores mais otimistas são o de chocolatarias (expetativa de aumento de 25%), moda íntima (11%) e joias e acessórios (8%). O segmento que manifesta menos otimismo é o de moda feminina, que espera queda de 3% nas vendas. As floriculturas, setor marcante para o Dia dos Namorados, também possuem uma posição mais conservadora e esperam um crescimento de apenas 3%.

Promoções

A pesquisa mostrou que, para atrair o consumidor, 58% das lojas consultadas vão realizar promoções especiais para a data. As principais estratégias adotadas serão descontos especiais nas compras, sorteios e distribuição de brindes. “Os lojistas estão percebendo a importância de apresentar um diferencial para incrementar as vendas, uma vez que o consumidor está muito exigente nas suas escolhas de compra”, afirma Délis. Outra forma de chamar a atenção dos clientes é a publicidade, que será utilizada por 66,7% dos entrevistados.

Formas de pagamento

A maior parte dos lojistas ouvidos(75%) espera que os pagamentos feitos por consumidores sejam no cartão de crédito. Porém, a pesquisa mostrou que 18% dos consumidores preferem o pagamento à vista, para evitar o endividamento ou aproveitar algum desconto extra. “Apesar de uma melhora na confiança, o consumidor ainda permanece com a renda restrita. Para não deixar de presentear, a maioria opta pelo cartão de crédito e pelo parcelamento das compras. O pequeno número de consumidores que optará por pagar em carnês, cheques e crediários (6,7%) é um reflexo da preocupação com os juros altos”, explica a economista.

Estoque

Dos lojistas entrevistados, 45,5% afirmaram que estão mantendo o estoque igual ao do ano passado, uma vez que muitos produtos acabaram acumulando devido às vendas fracas. Outros 32,7% pretendem aumentar o estoque e 21,8% vão diminuir.

Emprego

Em relação às contratações temporárias, de acordo com a maioria dos lojistas, a data não exige a necessidade de aumentar a mão de obra. Porém, 7 das 60 lojas ouvidas devem contratar de 1 a 2 funcionários para auxiliar nas vendas.

 

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