Corinthians, Palmeiras e São Paulo encerram neste domingo a participação dos paulistas na oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão encara o Coritiba fora de casa. Em casa, o tricolor paulista recebe o Atlético Mineiro, enquanto o Palmeiras viaja até Salvador para enfrentar o Bahia. Em comum entre os rivais, o retorno de jogadores selecionáveis e a necessidade de maior regularidade.
Timão joga no Paraná
Corinthians e Coritiba fazem na manhã deste domingo, às 11 horas, no estádio Couto Pereira, o confronto entre equipes mais bem posicionadas na tabela nesta oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Líder e único invicto até aqui, o time do Parque São Jorge visita os paranaenses que estão em terceiro, cinco pontos abaixo do rival paulista.
Invicto, com incríveis 90,5% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, além de não perder há 20 jogos na temporada, o Corinthians desponta como a grande sensação da disputa pelo título nacional. No entanto, seguido de perto pelo Grêmio, que tem somente um ponto a menos, o time comandado por Fabio Carille joga pelo desafio de manter a liderança da competição.
Para tanto, o treinador tem boas notícias. O lateral direito Fagner e o meia Rodriguinho, que desfalcaram a equipe nos últimos jogos a serviço da Seleção Brasileira, estão de volta. Eles devem ocupar, respectivamente, as vagas de Paulo Roberto, volante improvisado na função e de Jadson, que será preservado pelo treinador.
Um dos destaques da equipe na temporada, o jovem lateral esquerdo Guilherme Arana tem a palavra certa para manter o Corinthians no topo: humildade. “A gente está muito tranquilo. Estamos trabalhando com muita humildade, porque sabemos que o campeonato é longo, mas estamos muito felizes com o desempenho dentro de campo. Ninguém acreditava na gente, mas a gente sempre trabalhou com muita humildade”, disse.
Desta maneira, o técnico Fabio Carille deve escalar o Corinthians com Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Romero e Jô.
Tricolor encara o Galo
Sétimo colocado com dez pontos, o São Paulo recebe o Atlético Mineiro no estádio do Morumbi, onde tem aproveitamento máximo nesta edição do Campeonato Brasileiro. Vindo da conquista do primeiro ponto fora de casa na última rodada, quando empatou sem gols com o Sport, o técnico Rogério Ceni entende ser fundamental para sua equipe manter essa regularidade em seus domínios.
Também voltam os laterais Bruno e Buffarini, além do volante Thiago Mendes e o meia Maicosuel, estarão à disposição de Ceni que deve montar o São Paulo com Renan Ribeiro; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Eder Militão (Thiago Mendes), Jucilei, Cueva e Maicosuel (Wellington Nem); Gilberto (Marcinho ou Denilson) e Lucas Pratto.
Adversário tricolor nesta tarde, o Atlético Mineiro decepciona ao estar na zona de rebaixamento da competição após sete rodadas. Cotado como um dos favoritos ao título, o time somou apenas seis pontos neste período. Com Cazares de volta e Felipe Santana mantido na equipe, o Atlético deve ter Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Felipe Santana e Fábio Santos; Yago, Rafael Carioca, Elias e Cazares; Robinho e Fred.
Regularidade pelo bi
Também cotado como favorito ao título após reforçar muito o elenco campeão brasileiro do ano passado, o Palmeiras patina neste início de competição e está apenas na 15ª posição, já 12 pontos atrás do líder, o arquirrival Corinthians. Diante do Bahia, na Fonte Nova, às 16h deste domingo, o time de Cuca tem a oportunidade de reiniciar a caminhada pela disputa do bicampeonato.
Para ajudar o alviverde nessa dura missão, o treinador poderá contar com os retornos do zagueiro Yerri Mina e do atacante Borja, que estavam defendendo a seleção colombiana. Com os colombianos de volta, o técnico Cuca deve montar o Palmeiras com Fernando Prass; Mayke (Jean), Mina, Edu Dracena e Juninho; Thiago Santos, Tchê Tchê e Guerra; Roger Guedes, Willian e Borja (Zé Roberto).
Sexto colocado num início considerado muito bom, o Bahia vem de dois jogos sem vencer e continuar essa sequência ruim pode significar queda vertiginosa na tabela de classificação, já que poderia ser ultrapassado pelo próprio Palmeiras, atualmente em 15º.
Para evitar mais um revés, Jorginho que não poderá contar com os titulares Edson e Allione, deve escalar o Bahia com Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Juninho, Renê Júnior, Zé Rafael, Vinícius e Mendoza; Edigar Junio.
JOGOS DA 8ª RODADA
Sábado, 17 de Junho de 2017
16h – Atlético-GO 0 x 1 Atlético-PR
19h – Vasco da Gama 1 x 0 Avaí
21h – Santos 0 x 0 Ponte Preta
Domingo, 18 de junho de 2017
11h – Coritiba x Corinthians
16h – Fluminense x Flamengo
16h – São Paulo x Atlético-MG
16h – Bahia x Palmeiras
16h – Chapecoense x Botafogo
19h – Sport x Vitória
Segunda-feira, 19 de junho de 2017
20h – Cruzeiro x Grêmio
CLASSIFICAÇÃO
1 – Corinthians-SP – 19 pontos
2 – Grêmio-RS – 18 pontos
3 – Coritiba-PR – 14 pontos
4 – Chapecoense-SC – 13 pontos
5 – Santos-SP – 13 pontos
6 – Vasco-RJ – 12 pontos
7 – Ponte Preta-SP – 11 pontos
8 – Bahia-BA – 10 pontos
9 – São Paulo-SP – 10 pontos
10 – Cruzeiro-MG – 10 pontos
11 – Fluminense-RJ – 10 pontos
12 – Flamengo-RJ – 10 pontos
13 – Botafogo-RJ – 9 pontos
14 – Sport-PE – 8 pontos
15 – Atlético-PR – 8 pontos
16 – Palmeiras-SP – 7 pontos
17 – Atlético-GO – 6 pontos
18 – Atlético-MG – 6 pontos
19 – Vitória-BA – 5 pontos
20 – Avaí-SC – 5 pontos
• Zona de classificação para a Libertadores
• Zona de rebaixamento