A Arena Barueri receberá nesta quinta-feira (22) a partida que definirá o último time classificado para a semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A1 de 2017. A Ferroviária enfrentará o Corinthians às 18h15 com uma missão complicada pela frente. Como perdeu o jogo de ida por 2 a 1 na semana passada na Fonte Luminosa, a equipe araraquarense precisará vencer por dois gols de diferença ou então vencer por um gol de diferença desde que faça mais de três gols (por exemplo, um placar de 3 a 2 ou 4 a 3). Isso ocorre pelo fato de o regulamento do Brasileirão privilegiar o gol marcado fora de casa, que tem um valor maior no caso de uma igualdade de gols após as duas partidas.
A Ferroviária terá pela frente o melhor time do campeonato, já que o Corinthians liderou o Grupo 1 na primeira fase com 37 pontos (12 vitórias, um empate e apenas uma derrota), enquanto a equipe araraquarense terminou na quarta colocação do Grupo 2 com 20 pontos (seis vitórias, dois empates e seis derrotas). As Guerreiras Grenás, no entanto, deram show de superação nos últimos dois jogos da primeira fase com vitórias por 3 a 2 sobre o Foz Cataratas e o Rio Preto, resultados que colocaram a equipe no mata-mata.
O time araraquarense, que durante a primeira fase perdeu a técnica Michele Kanitz, é comandada pelo técnico Anderson Clayton, que foi efetivado no cargo após a classificação. Ele contará com o retorno da camisa 10 Raquel, que ficou fora da primeira partida por estar suspensa pelo terceiro cartão amarelo. Campeã do Brasileirão Feminino de 2014, a Ferroviária aposta em 2017 em um elenco jovem, praticamente formado por atletas da base, que contam com a experiência da goleira Luciana e da atacante Raquel, ambas com boas passagens pela Seleção Brasileira.
O técnico Anderson Clayton espera que a equipe mostre seu melhor desempenho nesta quinta-feira para conquistar a vaga na semifinal, que já conta com Iranduba (AM), Santos e Rio Preto. Para isso, é preciso corrigir os erros apresentados no jogo de ida. “O trabalho mental das jogadoras era a nossa preocupação durante esse jogo complicado contra o Corinthians. Sabemos que temos condições de reverter esse quadro no jogo de volta. Sabemos que é difícil, mas vamos trabalhar para isso. Tivemos alguns erros individuais no primeiro jogo que originaram os gols delas, então não foram jogadas criadas, mas sim gols feitos por conta dos nossos erros. Então precisamos trabalhar para não voltar a errar dessa forma, porque quando se erra contra uma equipe de alto nível como o Corinthians, fatalmente se leva o gol”, explicou o treinador.
Para quem quiser acompanhar, o duelo terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV.