Nesta sexta (23), o projeto cultural “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” chega a Araraquara, promovendo shows musicais e a circulação de músicos. A primeira apresentação desse programa bimestral será no Espaço Arte, às 20 horas, com Kris Pires recebendo Rodrigo Zanc.
“Dandô” vem da linguagem popular, de “dandar”, como os primeiros passos, andar. O projeto, em quase quatro anos de atividades, está em 50 cidades de oito estados brasileiros. Também está entrando em mais três países da América do Sul – Chile, Uruguai e Argentina – além de Portugal e Espanha (nesses dois últimos países o circuito recebe outros nomes e parceiros, porém faz parte de uma mesma ideia e rede).
Idealizado pela cantora Katya Teixeira e com gestão coletiva, o projeto em Araraquara contará com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Nesta região, o coordenador responsável é o músico Rodrigo Zanc, enquanto a produção local fica a cargo de Kris Pires, que também é a artista que representará a cidade e de Ana Lúcia Fernandes, que acompanha o Dandô desde o início e esta engajada na luta pela disseminação da arte independente.
O projeto busca a projeção de artistas, com trabalho reconhecido, no panorama nacional e, também, proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida no Brasil, mas que está fora da “mídia de massa”. O artista de cada cidade, pra circular, deve estar envolvido também na produção e acolhimento do projeto, além de ter um perfil musical em consonância com o mesmo.
Zanc explica que o artista de cada cidade deverá passar por todos os pontos do circuito. A ideia é que a caravana seja contínua, sempre com formação de grupos novos dos artistas participantes.
Por onde passar, o projeto propõe um artista local recebendo e abrindo o espetáculo para o artista convidado do circuito. Haverá uma interação entre os dois artistas, convidado e anfitrião, num espetáculo de aproximadamente 90 minutos e, ao final, ainda 30 minutos de bate-papo entre artistas e plateia.
O projeto leva o nome do mineiro Dércio Marques – falecido em junho de 2012 – um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa. Desde os trabalhos de registro e mapeamento da cultura tradicional do selo Marcus Pereira, com quem trabalhou ativamente, Dércio uniu cantadores de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas.
Assim, a mais importante pretensão desse circuito é recriar no brasileiro o hábito de consumir cultura de forma consciente, de se “apropriar” dos teatros e salas de concerto por todo o Brasil e a difusão do trabalho de artistas de reconhecido talento pelos mais variados públicos.
Vale lembrar que os ingressos para o projeto são gratuitos, porém – como já é característico – acontece a contribuição consciente no chapéu. O Espaço Arte está localizado em frente ao Clube Estrela, próximo ao Daae, à Av. José Parisi, nº 374. Mais informações pelo fone: (16) 3461-8808.
Serviço:
Projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” em Araraquara: com Kris Pires + Rodrigo Zanc
Local: Espaço Arte (Av. José Parisi, nº 374 – Vila Velosa)
Data: 23 de junho (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Mais informações: (16) 3461-8808