A sala de imprensa da Arena Fonte Luminosa recebeu na tarde desta terça-feira (27) a apresentação oficial do técnico Celso Boffa, que assumiu a equipe principal do futebol feminino da Ferroviária/Fundesport.
O treinador mostrou otimismo em suas primeiras palavras como técnico da equipe. “Vai ser um grande desafio. Tenho plena consciência da importância que o futebol tem aqui em Araraquara, no feminino também, além do masculino. A ideia é desenvolver um projeto de longo prazo, com um processo bem embasado em uma metodologia de treinamento adequada e a ideia é fazer com que o futebol feminino seja melhor do que ele é até hoje. A gente sabe que a Ferroviária tem muita tradição no futebol feminino, é a maior campeã paulista, já foi campeã da Libertadores, e a ideia é aperfeiçoar os processos e manter a equipe no patamar de destaque dentro do futebol feminino”, explicou.
A equipe, que na última semana foi eliminada nas quartas de final do Campeonato Brasileiro, disputa atualmente apenas o Campeonato Paulista, mas se prepara para a disputa dos Jogos Regionais. Celso Boffa conta que procurou pesquisar algumas coisas sobre a equipe e espera se adaptar o mais rápido possível. “Na verdade eu já vinha em contato e após o processo seletivo para o cargo eu comecei a acompanhar uns vídeos da equipe. Já tenho ideia de como a equipe joga e de como as jogadoras se comportam em termos de modelo de jogo e como equipe. Estamos fazendo um processo de transição que não é um processo de rompimento porque o Anderson, que estava interinamente no cargo, continuará como técnico do sub-17 e como auxiliar técnico da categoria principal. Então o processo não será rompido. Vamos aproveitar tudo o que está sendo bem feito até agora. Esperamos aperfeiçoarmos as jogadoras no primeiro momento e no segundo momento aperfeiçoar a equipe”, completou o técnico.
Currículo do comandante
Celso nasceu em São Paulo, tem 43 anos, é graduado em Educação Física, especialista em treinamento desportivo, mestrando em Fisiologia do Exercício, treinador UEFA B (Espanha-2016) e atuou nos últimos oito meses como treinador da escola de futebol do São Paulo. Tem ainda passagens como treinador pelas categorias de base do E. F. Usera (Madrid, Espanha-2016) e Corinthians (2013-2015), como auxiliar técnico do futsal do São Caetano (2013 e 2016) e como fisiologista e preparador físico do futsal do Palmeiras (2010).
Novos nomes
A comissão técnica da equipe tem mais dois novos membros, o auxiliar técnico Fábio Fukumoto, ex-treinador do futebol feminino do Bomfim Recreativo e das escolas de futebol do Barcelona, em São Paulo (2014-2017), e a supervisora Nuty Silveira, ex-jogadora da Ferroviária, que por oito anos foi atleta do futsal de Araraquara.