InícioCidadesCidadeFamília pede ajuda para idosa vítima de AVC

Família pede ajuda para idosa vítima de AVC

Dona Branca, de 70 anos, precisa de doações de fraldas geriátricas

A família de Minervina Nogueira dos Santos, de 70 anos, pede ajuda com doações de fraldas geriátricas. Dona Branca, como é conhecida, sustentou a família durante 35 anos trabalhando como costureira. No dia 18 de agosto do ano passado ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hoje se encontra acamada, sem movimentos de um lado do corpo e sem falar, se alimentando apenas via sonda com uma dieta restrita.

A lesão cerebral sofrida pela idosa foi grave, porém ela, como a maioria dos brasileiros que dependem do SUS, sofre com a lentidão e as limitações do tratamento. "Logo após o AVC, a família procurou os direitos garantidos em lei, mas direitos que apenas existem no papel. De imediato, o juiz determinou que a Prefeitura e o Estado doassem as fraldas geriátricas, que ela usa em média de cinco a seis por dia. Mas hoje, passado mais de dez meses, nenhuma fralda foi entregue ainda", explica André Pereira, sobrinho de Dona Branca. 

Segundo ele, ela não recebe nenhum auxílio-doença ou aposentadoria. Em sua casa vivem atualmente cinco pessoas, que se mantêm com um salário mínimo por mês, oriundo da aposentadoria do marido. Uma das filhas precisou se demitir do trabalho para cuidar da mãe em período integral, o que fez com que caísse ainda mais a renda.

A família pede doações de pacotes de fraldas geriátricas no tamanho M. "Não queremos dinheiro. Quem puder doar um pacote, estaremos buscando em sua casa ou onde precisar", completa André.

Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelos telefones (16) 99961-4349 (André) ou 99744-8780 (Regiane).

 

Sair da versão mobile